Vírus se espalha em mais de 100 aplicativos; saiba se você baixou algum deles

Atualizações de apps vêm com código malicioso para roubar dados.

Carol Ávila | 6 de Junho de 2023 às 13:58

Aplicativos comuns de produtividade e games são usados para coletar dados e arquivos. - Imagem: marchmeena29 / iStock

Recentemente foi descoberto que uma rede de aplicativos para o sistema Android está sendo usada para espionagem dos usuários. Um levantamento descobriu a presença de um malware utilizado para coletar dados pessoais, carteira de criptomoedas, informações de cartões e arquivos de mídia de milhões de celulares, em games e apps de produtividade muito utilizados.

O malware é um software malicioso criado para prejudicar, danificar e explorar aparelhos como celulares, computadores e tablets. O que chamamos comumente de "vírus", por exemplo, é um tipo de malware.

Leia também: Ransomware: saiba como funciona o vírus que invadiu a rede do STJ

RELACIONADAS

Qual o nome original da novela turca 'A Sonhadora' que está bombando no Globoplay?

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Quer fugir do calor? Conheça os cortes de cabelo mais práticos e estilosos

O caso foi descoberto após um levantamento da empresa ESET, que identificou primeiro a ameaça no aplicativo "iRecorder – Screen Recorder", usado para gravar a tela de celulares. O app chegou a acumular mais de 50 mil downloads em todo o mundo e gravava 1 minuto do áudio ambiente diretamente dos aparelhos a cada 15 minutos.

O relatório, divulgado no dia 23 de maio, desvendou que a campanha cibercriminosa englobava um total de 101 aplicativos na Google Play Store. O esquema inseria um código malicioso, chamado de "AhRat", em uma das atualizações do iRecorder e, então, capturava os dados.

De acordo com informações, não havia nenhum código malicioso quando o aplicativo entrou em disponibilidade na Play Store, em 2021.

Leia também: Conheça 6 recursos do Android 11 que vão facilitar o seu dia a dia

 

Ao todo, a rede criminosa acumulou mais de 420 milhões de instalações em aparelhos Android. O Google já retirou a maioria dos aplicativos da Play Store. Alguns deles eram:

A lista completa está no site do Dr. Web, no GitHub.

Especialistas no assunto alertam para o risco de vazamento de arquivos e informações confidenciais do usuário. Caso você tenha baixado algum aplicativo que esteja presente na lista é importante que você retire as permissões dos aplicativos e os exclua do seu celular.

Se você tiver alguma suspeita que seu celular possa estar infectado com algum vírus, veja abaixo o vídeo preparado pelo Canaltech e proteja o seu smartphone.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Compartilhe:

AS MAIS LIDAS

Alguns iPhones não serão atualizados; veja se o seu está na lista

Atriz da Globo abandona a TV para se tornar pastora evangélica

41 frases de conscientização para compartilhar no Dia Mundial do Meio Ambiente

O banco pode estar te devendo: veja como resgatar esse dinheiro

Veja cena cortada pela Globo que gerou polêmicas e acusações de crime na Internet

Live em Marte? Cenas inéditas serão transmitidas por Agência Espacial