17 aplicativos e funções escondidas no seu celular

Conheça alguns poderes escondidos no seu celular! Alguns já vêm com ele; outros são aplicativos que baixamos. Vale a pena conferir todos eles!

Redação | 5 de Fevereiro de 2022 às 14:00

Poike/iStock -

Você se lembra de antigamente, quando os telefones só faziam ligações? Ou de quando ficaram modernos e passaram a mandar pequenas mensagens escritas, apelidadas de “torpedos”? Hoje, essas funções essenciais são apenas uma fração do que o celular que temos na mão pode fazer.

Na verdade, eles são minicomputadores, com mais poderes do que um filme de super-herói. Alguns desses poderes já vêm com ele; outros são aplicativos que baixamos. A maioria é gratuita. Vale a pena testar todos, porque eles podem mudar sua vida.

Gerador de ruído branco 

Leia também: Você ainda atende ligações no celular? 

Tem vizinhos barulhentos? Bloquear o som ambiente ajuda a ter alguma paz. Com o aplicativo White Noise, não é preciso nenhum equipamento especial: você pode escolher som de chuva, tique-taque de relógio, ondas ou o que preferir como sua trilha sonora pessoal. 

Rastreador da boa forma 

O aplicativo Saúde que já vem no celular faz praticamente tudo o que um fitness tracker ou smartwatch faz, como contar seus passos e coletar outras informações sobre a sua saúde.

Mas, se quiser medir especificamente a frequência cardíaca, você vai precisar de um aplicativo separado.  Experimente o Instant Heart Rate, que um estudo de pesquisadores do coração, do campus de São Francisco da Universidade da Califórnia, considerou preciso.

Ele transforma a lente da câmera do celular em monitor de frequência cardíaca. É só pôr o dedo sobre a lente para fazer a leitura e ver se você está na faixa adequada para o que estiver fazendo – correndo, descansando ou seja o que for. 

Ditado 

Cansado de digitar? No celular, é fácil ditar textos e e-mails. Basta tocar o microfone que há no teclado do celular e o que você disser se transformará em texto escrito num passe de mágica. Só tome cuidado para pronunciar com clareza, senão a mensagem pode não ficar como você queria! 

Câmera de painel 

A probabilidade é que você já use seu celular para se orientar pela cidade. Use o aplicativo CamOnRoad e, como se fosse uma câmera de painel, ele gravará um vídeo enquanto você dirige – isso pode ser útil caso haja um acidente e você precise acionar o seguro. (O vídeo é armazenado na nuvem e não ocupa a memória do aparelho.) O aplicativo pode até dizer se você sofreu uma colisão e ligar automaticamente para o serviço de emergência.

Caixa de ferramentas 

Leia também: Smartphone sem câmera? Tudo em nome da privacidade

Seu celular também é uma fita métrica. No iPhone, basta abrir o aplicativo Medida que vem com o aparelho (se não o vir, confira se o sistema operacional está atualizado) e clique no ícone da régua. Você também verá um ícone de nível, para acessar outra ferramenta útil que ajuda a endireitar todos os quadros tortos na parede. Nos celulares Android, busque “régua” ou “nível” e as versões digitais devem aparecer entre os primeiros resultados.

Carteira virtual 

Já experimentou o Apple Pay ou o Google Pay? Esses métodos de pagamento virtual armazenam as informações do cartão de débito ou de crédito e você paga simplesmente segurando o celular ou o smartwatch diante de uma tela no caixa da loja; não há contato.

Não se preocupe; suas informações financeiras ficam codificadas e não podem ser furtadas. Nos iPhones, o Apple Pay está embutido na carteira virtual do celular. É só tocar o ícone para começar. O Google Pay funciona no iPhone e no Android; baixe o aplicativo e siga as instruções de configuração. 

Câmera de segurança 

Você tem um celular velho que não usa mais? Com um aplicativo como o Alfred, é possível transformá-lo em câmera de segurança ou de gravação ao vivo para vigiar seu animal de estimação quando você estiver longe. Posicione o celular onde ele possa ver o que você quer monitorar e o aplicativo transmitirá ao vivo para seu celular adereços: primário.

Confira aqui mais 6 dicas para deixar seu pet sozinho em casa com segurança.

Scanner de documentos 

Há muitos aplicativos que você pode usar para escanear e compartilhar documentos a partir do celular. Também dá para fazer isso com ferramentas que, provavelmente, você já usa. No iPhone, abra o aplicativo Notas, que vem com o aparelho, toque no ícone da câmera e escolha a opção “Escanear Documentos”.

Também é preciso assinar? Clique no ícone Compartilhar, depois em + e escolha Assinatura. No Android, vá ao Google Documents, clique no + e depois no ícone da câmera. Tire uma foto do documento e a envie. Para assinar primeiro, procure a ferramenta “Rabisco” na aba de desenho. 

GPS

Use seu celular para se guiar onde você for. (Imagem: Rostislav_Sedlacek/iStock)

Se você gosta de caminhar ou explorar lugares novos mas teme se perder (ou tende a esquecer onde estacionou o carro!), os aplicativos de mapas para celular são companheiros úteis. No Apple Maps, toque o ponto azul que mostra sua localização atual. Você terá duas opções: Marcar Minha Localização, que guarda onde você está, ou Compartilhar Minha Localização, para dizer aos outros onde você está.

No Google Maps, funciona do mesmo modo, só que você escolhe Salvar. Então use o aplicativo do mapa para ajudá-lo a voltar ao lugar de onde você partiu.

Mapas 

Os mapas que já vêm no celular são ótimos, mas, se estiver sem sinal, você ficará contente de ter baixado com antecedência os mapas que quiser consultar usando o aplicativo Maps.Me, que se pode abrir a qualquer momento, em qualquer lugar. Ele também oferece opções de restaurante e instruções.

Professor de idiomas 

Há muitas maneiras de aprender outra língua além de aulas presenciais. Com um aplicativo de ensino de idiomas, você pode ficar mais fluente sempre que tiver alguns minutos livres. De acordo com a revista PC Magazine, o melhor é o Duolingo, que oferece mais de 30 idiomas personalizados para iniciantes e estudantes mais avançados.

Leitor de e-books 

Se tiver de fazer hora em algum lugar e se arrepender de não ter levado um livro, basta baixar um aplicativo de leitura de e-books e comprar o livro. Recurso divertido: se o livro escolhido também tiver versão em áudio, você pode ler e ouvir ao mesmo tempo, ou ainda alternar os modos. 

Controle remoto 

Se vive perdendo o controle remoto da TV, você pode baixar um aplicativo capaz de substituí-lo. A maioria dos fabricantes de TV tem aplicativos próprios para isso. O modo mais fácil de encontrar é buscar “aplicativo remoto TV” e acrescentar o fabricante de seu televisor. 

Rádio

Leia também: 17 dicas de como tirar fotos profissionais com o celular

Apesar das muitas maneiras que há de tocar música, às vezes você só quer ouvir o velho e bom rádio. Mas não se limite ao que é transmitido na sua região. O aplicativo TuneIn capta milhares de estações do mundo inteiro, com todos os tipos de música, como seria de esperar, assim como entrevistas, esportes e até podcasts e programas de TV. 

Observatório celeste 

Aquele astro brilhante é estrela ou planeta? Que constelação é aquela? Há vários aplicativos que mostram o céu noturno reproduzido na tela do celular, com o nome das estrelas e dos planetas. Também há aplicativos que lhe dizem de onde veio e para onde vai aquele avião lá em cima. 

Confira também uma série de dicas e aprenda a reconhecer constelações de estrelas.

Fotógrafo de animais 

Provavelmente seu celular já está cheio de fotos de seus pets, mas, se quiser acertar na fofura, tente fotografar no modo retrato, opção em muitos celulares mais novos. Ao abrir a câmera, escolha o modo retrato e o fundo ficará automaticamente desfocado, deixando todo o foco em seu animalzinho. É claro que funciona do mesmo modo nas fotos de pessoas. 

Veja aqui mais 5 dicas para fotografar seus animais de estimação.

Artista personalizado 

Quer um resultado ainda mais artístico? Experimente um aplicativo de edição de fotos, como o Visionist, que faz qualquer fotografia parecer uma pintura (escolha seu estilo preferido na galeria de opções).

por Jody L. Rohlena

Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de fevereiro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!