Confira os principais nomes que marcaram a comédia brasileira antes de falecer.
Carol Ávila | 29 de Março de 2023 às 09:43
Nesta quarta-feira (29), o doodle do Google homenageia o humorista Jorge Lanford, intérprete de Vera Verão, que completaria 71 anos. No altar do humor brasileiro, Lanford é acompanhado de diversas gerações de artistas que marcaram a comédia no país antes de partir. Confira abaixo alguns nomes de destaque:
Ator, humorista e diretor, Paulo Gustavo ficou marcado pelo papel de Dona Hermínia, da comédia de sua autoria chamada “Minha Mãe é Uma Peça”. O ator chegou a falecer em 2021, aos 43 anos, vítima do coronavírus.
Jô Soares, humorista, ator, escritor, apresentador e músico carioca, ganhou notoriedade apresentando o “Programa do Jô”. Além disso, ganhou destaque com seus livros mais famosos, “O Xangô de Baker Street” e “O Homem que Matou Getúlio Vargas”. O artista multitalentoso faleceu no ano de 2022, aos 84 anos de idade.
Ator, comediante e músico carioca, Paulo Silvino é marcado por diversos papéis em programas da Rede Globo, como “Faça Humor, Não Faça Guerra” (1970) e “Zorra Total” (desde 1999). Silvino faleceu em 2017, vítima de um câncer de estômago.
Pioneiro da televisão brasileira, o ator e comediante paulista Ronald Golias marcou diversas gerações com suas personagens. Estreou nas telas nos anos 50 no programa “A Praça da Alegria”, do SBT, com o personagem Pacífico, relançado no programa “A Praça é Nossa”. O humorista faleceu em 2005, aos 76 anos.
Caike Luna foi um humorista e ator paranaense, famoso pelo seu personagem “Cleitom” no programa “Zorra Total”. O ator também teve destque na novela “Rock Story”, da TV Globo e chegou a falecer em 2021, aos 42 anos.
Conhecido pelo seu bordão “Ai meu capacete”, Costinha foi um dos maiores nomes do humor brasileiro. Participou de produções, como “Escolinha do Professor Raimundo” (1990) e “Costinha, o Rei da Selva” (1976). O ator faleceu no ano de 1995, aos 72 anos.
A atriz, humorista e dubladora carioca Cláudia Jimenez marcou presença em produções como “Sai de Baixo” e “Escolinha do Professor Raimundo” (interpretando o personagem Dona Cacilda), da TV Globo. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, como o de Melhor Atriz no Festival de Brasília. Jimenez faleceu em 2022.
Humorista carioca, Bussunda é reconhecido pelo seu trabalho como integrante no programa “Casseta & Planeta”. Além de ator, Bussunda também era jornalista, escritor, cronista esportivo e dublador. O comediante faleceu em 2006 com um episódio de ataque cardíaco.
"Cacildis!". Esse bordão você certamente deve reconhcer, ele é a marca do humorista Mussum, participante do célebre programa "Os Trapalhões". Mussum faleceu em 1994, aos 53 anos.
Ícone do teatro de revista brasileiro, a atriz e comediante Dercy Gonaçalves era mestre em arrancar risadas com seus comentários um tanto imprudentes. Nos anos 60, apresentou o programa "Consultório Sentimental", na TV Globo. A atriz faleceu em 2008.
Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido por seu personagem e alter-ego Zacarias, do grupo humorístico "Os Trapalhões", foi um ator, humorista e locutor mineiro. O comediante faleceu em 1990, aos 56 anos.
Rogério Cardoso foi um ator, comediante e compositor paulista, famoso por seus papéis nos programas "Escolinha do Professor Raimundo" e "A Grande Família". O humorista faleceu em 2003, aos 66 anos.