Pela primeira vez na história, o planeta Marte será transmitido por uma live
Laura Oliveira | 2 de Junho de 2023 às 12:10
Em uma espécie de "live", a Agência Espacial Europeia (ESA) mostrará pela primeira vez o segundo menor planeta do Sistema Solar: Marte. O evento será nesta sexta-feira (2) às 13h no horário de Brasília, mas não será exatamente uma transmissão ao vivo. Leia a matéria para acompanhar a live.
Como as imagens do Planeta Vermelho demoram para chegar na Terra, não seria possível fazer uma live. De acordo com o g1, isso ocorre porque, dependendo das posições relativas de Marte e da Terra, as imagens capturadas da superfície marciana podem levar de 3 a 22 minutos para chegar no nosso planeta.
Leia também: Telescópio James Webb captura novas imagens de Júpiter
Esse tempo de viagem ocorre porque a luz tem uma velocidade de propagação no vácuo. Por isso, apesar de ser extremamente rápida e impossível de ser superada, o processo demanda certo tempo.
"Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que foram tiradas dias antes. Mas estou animado para ver Marte como ele é agora - o mais próximo possível de um 'agora' marciano!", comemorou James Godfrey, funcionário da ESA.
Confira o link do perfil oficial da Agência Espacial Europeia para acessar a live:
A live acontecerá em comemoração ao 20º aniversário do Mars Express, uma missão não tripulada lançada pela ESA em 2003. A missão é conhecida por ser uma das principais iniciativas que buscam desvendar segredos e conhecer melhor o planeta Marte e sua atmosfera.
Leia também: 13 coisas que você não sabia sobre viagens espaciais
A sonda foi lançada em 2003 e chegou com sucesso a Marte em dezembro do mesmo ano, tornando-se a primeira missão da ESA a alcançar o planeta vermelho.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
OVNIs existem? Relatórios da Nasa revelam segredos chocantes
Impressionante! Imagem inédita de buraco negro expelindo um jato é divulgada por cientistas
Sonda da Nasa flagra dunas de areia circulares 'atípicas' em Marte
Novo planeta considerado habitável e do tamanho da Terra é descoberto pela Nasa
NASA compartilha som de buraco negro e é assustador; confira
Telescópio James Webb captura novas imagens de Júpiter