Livro lançado em 1934 vira febre no TikTok e entra na lista de mais vendidos. Confira mais detalhes sobre "A mandíbula de Caim".
Recentemente, voltou a viralizar no TikTok o livro A Mandíbula de Caim, lançado pela editora Intrínseca em novembro de 2022. O livro é uma criação do inglês Edward Powys Mathers – famoso pelo pseudônimo de Torquemada e por suas palavras cruzadas dos anos 1920 e 1930 para o jornal The Observer.
Originalmente publicado em 1934, o livro está chamando atenção por sua característica diferencial: se trata de um livro interativo. Com suas páginas ordenadas em ordem aleatória, a intenção é que o autor tente organizá-las entre mais de 30 milhões de combinações possíveis. Na capa, ele é descrito como “o quebra-cabeça literário mais terrivelmente difícil do mundo”.
Leia também: 7 melhores livros para ler nas férias
É um dos maiores desafios do mundo
Com a hashtagh #Amandibuladecaim - ou, em inglês, #cainsjawbone - a trend literária do TikTok já posui 2,6 milhões de visualizações e é considerada um dos maiores desafios do mundo atualmente. Pode parecer pouco, porém, para a comunidade do BookTok, que é minoria na rede, é um grande feito.
A obra de 216 páginas é feita mesmo para ser depenada. Todas as suas folhas devem ser destacadas para que a missão de descobrir o enigma seja colocada em prática da forma como o leitor preferir.
Apenas quatro pessoas desvendaram o enigma
Até hoje, apenas quatro pessoas descorbriram a ordem correta de publicação das páginas de "A mandíbula de Caim". Em 1930, Sydney-Turner e WS Kennedy ganharam 25 libras por desvendarem o enigma. E, em 2020, foi a vez do comediante John Finnemore decifrar a ordem das páginas e descobrir a história. O concurso foi promovido pela editora inglesa responsável por trazer a obra de volta às prateleiras em 2019.
Leia também: 10 livros que estão bombando no TikTok
No Brasil, a Intrínseca, editora responsável pela última publicação do livro, também está promovendo um concurso para quem desvendar o quebra-cabeça criado por Torquemada.
Foi o oitavo livro mais vendido de todo o site da Amazon Brasil
Em seus primeiro 20 dias disponível nas livrarias, a obra vendeu 60 mil exemplares. Na trama, seis pessoas são assassinadas, e o leitor é instigado a descobrir quem cometeu os crimes. O grande enigma, no entanto, não está no enredo do livro, mas na particularidade da desorgem das páginas. E, segundo Lucas Telles, editor da Intrínseca, é possível relacionar o sucesso do livro ao "boom" do mercado do suspense.
"Esse sucesso aparece junto com o crescimento do mercado de suspense em geral. O leitor tem a chance de fazer o que viu em todas as séries de detetives, colando as páginas na parede, por exemplo", diz Lucas.
Na hashtag dedicada ao descobrimento do enigma, usuários do TikTok compartilham suas experiências, ideias e investigações. Algumas estão até se reunindo com os amigos para um trabalho em conjunto. Confira!
Se você ficou curioso e quer se aventurar neste enigma, reúna seus amigos e mãos à obra!
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!