Seu filho precisa decorar a tabuada de multiplicação e você não sabe por onde começar? Veja como essas dicas podem ajudá-lo na tarefa.
Se você está com problemas para ajudar o seu filho com a tabuada de multiplicação, saiba que você não está só. Pois é, em época de aulas online, muitos pais se viram de volta aos tempos de escola na hora de acompanhar os estudos dos filhos. Pensando nisso, nós preparamos um guia para te dar uma forcinha nessa difícil tarefa.
Como decorar a tabuada?
Aprender a tabuada de multiplicação pode ser um grande desafio para as crianças que estão distantes do professor de matemática, contando com os pais, em casa, para tirar as dúvidas. E é aí que a coisa complica: como ajudar o seu filho a aprender a tabuada?
O que é tão claro para os pais pode não ser para as crianças, que se veem enredadas nas tramas da simples operação de multiplicação.
Veja também: Tem crase ou não tem? Confira algumas dicas para não errar mais!
E, como a matemática tem a fama de ter “sete cabeças”, o pânico chega como brinde.
Aqui estão 7 dicas de como estudar a tabuada de multiplicação com seus filhos, sem perder o bom humor e sem apavorá-los diante do nem tão grandioso mistério que ronda a matemática nos primeiros anos de estudo.
7 dicas de como decorar a tabuada de multiplicação sem dificuldade
1. Todo número multiplicado por zero é zero
Por isso o zero não participa da tabuada; mas é bom saber.
Exemplos: 10 x 0= 0; 6 x 0= 0.
2. Todo número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo
Imagine 4 vezes o número 1. Simples.
Exemplos.: 9 x 1= 9; 1 x 1= 1; 5 x 1= 5.
3. Na multiplicação por 10, basta acrescentar um 0 ao número em questão
Imagine 10 vezes qualquer número. Coloque um 0 depois dele.
Exemplos: 10 x 2= 20; 10 x 10= 100; 9 x 10= 90.
4. O resultado das multiplicações com um número par será sempre um número par
A criança precisa observar para descobrir que é mais fácil do que ela imaginava.
Exemplo: 7 x 8= 56; 9 x 6= 54; 4 x 7= 28.
5. A ordem dos fatores não altera o produto
Matemática básica não tem interpretação, todo resultado é lógico. Não precisa chutar. O resultado é apenas um, e ele tem coerência.
Parece que a tabuada de 2 é muito mais fácil que as outras, mas 7 x 2 tem o mesmo resultado. Como na adição, a ordem dos fatores não altera o produto, isto é, o resultado. Assim, 9 x 2 é igual a 2 x 9; se você sabe um, sabe o outro.
Exemplos: 2 x 7= 14; 7 x 2= 14; 2 x 6= 12; 6 x 2= 12.
6. Lembrando que a multiplicação é a soma do mesmo número repetidas vezes
Desse modo, a criança poderá reconhecer que a quantidade de vezes do número repetido é a resposta certa.
Exemplos: 9 x 3= 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 ou 9 + 9 + 9= 27
7. Para saber números menores
A subtração acontece do mesmo jeito, de baixo para cima. Dessa forma, se o resultado de 8 x 8 é 64, 8 x 7 será igual a 64 – 8= 56. Assim, se ela souber uma resposta, saberá o restante, somando ou diminuindo o número do total.
Exemplos: 9 x 9= 81; 9 x 8= 72 (81 – 9= 72); 9 x 7= 63 (72 – 9= 63).
No fim, todos nós acabamos decorando a tabuada, mas porque sabemos o resultado; primeiramente, é necessário compreendê-la.
A criança precisa saber que pode vir a exercer qualquer profissão, ser o que ela desejar, e que a matemática está aí para ajudar nos projetos.
É importante desmistificar se seu filho é bom ou não em matemática (se ele puxou ao pai ou à tia), pois as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão nos acompanham por toda a vida.