Não aguenta mais scrollar pelo feed do Instagram e do Facebook? Confira nossa lista para conhecer 6 redes sociais alternativas.
Mesmo com todas as vantagens e possibilidades de conexão do Instagram e do Facebook, é possível que você se sinta cansado dessas redes sociais. A insatisfação pode vir por conta do funcionamento dos algoritmos, taxas significativamente reduzidas de alcance e engajamento para quem usa o Instagram ou pelo bombardeio de notícias ruins do Facebook.
No entanto, é possível fugir dessas redes principais e encontrar redes sociais alternativas em que ainda seja possível se distrair, compartilhar ideias e se divertir.
Confira 6 redes sociais alternativas:
1. TikTok
O TikTok é uma rede social baseada no compartilhamento de vídeos curtos, muitas vezes com frases e efeitos de cunho humorístico. As possibilidades de criar vídeos de reação e duetos com outros usuários também atraem muitos usuários para esta plataforma.
Assim como o Instagram, o TikTok fornece uma variedade de filtros, efeitos divertidos e hashtags, recurso de mensagem direta, streaming ao vivo e feed com base em algoritmo. Além disso, é possível navegar por diversos nichos dentro da plataforma, de acordo com seus interesses pessoais.
2. Vero
Ainda pouco conhecido no Brasil, o Vero se apresenta como um novo tipo de rede social que lembra o Instagram. No entanto, sem as questões relacionadas à publicidade, privacidade e algoritmos. Os usuários do Vero não são bombardeados com anúncios a cada duas postagens, e o que eles veem em seus feeds é mostrado cronologicamente.
Ao contrário do Instagram, a plataforma permite o compartilhamento não apenas de fotos e vídeos, mas também de músicas, filmes, programas de TV, livros, links e até mesmo locais de destino.
3. Pinterest
Bastante popular no Brasil, o Pinterest é a rede social ideal para quem ama DIY, artes, decoração e quer ficar por dentro das tendências. Com um feed pouquíssimo poluído por propagandas, o Pinterest te dá a oportunidade de construir seu feed de acordo com as imagens que você deseja ver e criar pastas com elas.
Também é possível adicionar amigos e mandar mensagens privadas para eles. Tanto a versão web quanto o app estão disponíveis.
4. Clubhouse
Por enquanto ainda disponível apenas para usuários da Apple, o Clubhouse é a rede social para quem ama áudios. O Clubhouse perrmite que as pessoas se reúnam em salas de bate-papo de áudio para discutir vários tópicos, sejam esportes, bem-estar, artes ou finanças.
As salas são geralmente divididas em dois grupos: aqueles que estão conversando e aqueles que estão ouvindo (os participantes podem ver uma lista de todos que estão em uma conversa e os números às vezes chegam aos milhares). Além dos “clubes” organizados por assunto, dois ou mais usuários podem se associar e iniciar sua própria sala de chat.
Leia também: Clubhouse — quanto mais eu rezo, mais rede social me aparece!
5. Medium
O Medium é a plataforma do “textão”. Ela é usada por escritores, jornalistas, ativistas e pessoas anônimas que desejam escrever o quanto desejarem sem precisar se preocupar com a quantidade de caracteres. No Medium, é possível seguir quem você desejar, e também é possível ser seguido de volta. Além disso, também é possível comentar os textos e fazer highlights, marcando suas partes favoritas de suas leituras.
6. Goodreads
O Goodreads é perfeito para quem ama ler! Nessa rede social, você pode listar os livros que já leu, quais deseja ler e quais abandonou. Além disso, você pode fazer resenhas dos livros, dando notas para sua leituras. Você pode fazer amizades na rede com outros leitores e compartilhar suas experiências. Muitas vezes, também é possível conversar com autores, que aparecem eventualmente na rede. (Confira 35 livros de autores negros para ter outra perspectiva do mundo.)