23 cidades brasileiras que você deve conhecer quando acabar a pandemia

Conheça cidades brasileiras pouco conhecidas e outras que são boas opções de lazer para explorar assim que a pademia terminar.

Thaís Garcez | 10 de Janeiro de 2021 às 13:00

- dankadanka/iStock

As restrições que a pandemia nos impôs fez com que muitos planejamentos de viagens fossem adiados. Mas depois que voltar a ser seguro viajar, que tal explorar cidades brasileiras que têm vocação turística?

Leia mais: 50 destinos no Brasil para conhecer após a quarentena

São muitos os destinos pelo país que encantam turistas do mundo todo. O Brasil é repleto de belezas naturais e locais perfeitos para se divertir e também relaxar. Portanto, vale a pena repensar seu plano de viagem para os próximos anos.

Em vez de passar horas em um avião para um país distante, aproveite as cidades turísticas que nós temos. Assim você colecionará bons momentos gastando bem menos. Confira alguns destinos imperdíveis.

23 cidades brasileiras que você deve conhecer 

Olinda (PE)

Próxima de Recife, essa cidade histórica conta um pouco sobre o Brasil e encanta visitantes com seu casario e ladeiras.

Joinville (SC)

Além de ser a maior cidade de Santa Catarina, Joinville também reúne belezas naturais como cachoeiras e a nascente do Rio Piraí.

Ubatuba (SP)

Na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, no litoral norte de São Paulo, Ubatuba possui belas praias e um centro de visitantes do Projeto Tamar (projeto que protege as tartarugas marinhas) que vale a visita.

São Francisco do Sul (SC)

A cidade mais antiga do Estado de Santa Catarina mantém seu charme dos tempos do império preservado nos casarios e ruas. Além disso, possui belas praias para relaxar.

Arraial do Cabo (RJ)

Conhecida como o Caribe brasileiro, a cidade litorânea de Arraial do Cabo reúne as mais belas praias de mar azulado e cristalino, como o Pontal do Atalaia (foto) e a Praia do Forno.

Armação dos Búzios (RJ)

Popularmente conhecida como Búzios, a cidade que encantou Brigite Bardot continua atraindo turistas de todo o mundo. Com praias de mar calmo e outras de grandes ondas, além de bons restaurantes, é um balneário que merece ser visitado.

Tamandaré (PE)

Tamandaré é uma cidade litorânea que fica a 113 km de Recife e reserva as praias mais lindas do país, como a famosa Praia dos Carneiros (foto) com a igreja de São Benedito à beira-mar. Por ser um povoado, a tranquilidade é seu cartão de visitas.

Caraíva (BA)

Esse pequeno paraíso escondido no sul da Bahia vem sendo descoberto cada vez mais pelos turistas. Nesse povoado é possível curtir dias de descanso entre um banho de mar e outro de rio. Vale a pena conhecer o charme de Caraíva.

Tiradentes (MG)

Seguindo o padrão das cidades históricas mineiras, Tiradentes não deixa a desejar. Além dos lindo casario e igrejas históricas, conta com uma bela vista da Serra de São José e oferece um lindo passeio de trem até São João Del Rey.

Canela (RS)

Vizinha da famosa Gramado, a cidade de Canela apresenta muitos atrativos. É o destino perfeito para quem curte turismo de aventura, mas também para quem gosta de um bom chocolate quente no frio do inverno gaúcho.

Florianópolis (SC)

A conhecida ilha da magia não pode ficar de fora do seu roteiro. Além das belezas cosmopolitas, a capital catarinense tem um belo litoral, com praias para todos os gostos. Vale conhecer também Santo Antônio de Lisboa, um bairro com grande influencia portuguesa.

Barreirinhas (MA)

O caminho para os Lençóis Maranhenses passa por Barreirinhas. Quem deseja conhecer o famoso ponto turístico do Maranhão deve considerar se hospedar nessa cidade que também tem seus encantos, como o rio Preguiças e os passeios para a Lagoa Azul e Lagoa Bonita.

Caldas Novas (GO)

A cidade conhecida como paraíso das águas quentes, também tem outros pontos turísticos além dos parques aquáticos. Os visitantes podem explorar a praça Mestre Orlando, onde fica a Igreja Matriz, o Jardim Japonês e o Monumento das Águas.

Bragança (PA)

A pérola do Caeté, como é conhecida, é banhada pelo rio Caeté mas também possui belas praias de areia branca. Apesar de ser uma cidade tranquila, no verão as atividades culturais são intensas. Para quem curte turismo ecológico também é uma boa opção.

Ilha de Itamaracá (PE)

Lugar onde se encontra o maior forte de pedra do nordeste, o Forte Orange, a Ilha de Itamaracá conta muitas histórias sobre o país. Além disso, possui belas praias e está a apenas 56 km de Recife.

Praia Grande (SC)

Apesar do nome, a cidade encontra-se entre os Cânions Itaimbezinho e Malacara; divisa com Rio Grande do Sul. Seu ponto forte é o ecoturismo, como caminhadas, cavalgadas, rapel e o deslumbrante passeio de balão.

Monte Alegre do Sul (SP)

Com uma arquitetura colonial do século XIX, de grande influência italiana, essa cidade do interior paulista encanta por suas belezas. Fazendas com alambiques também são atrações no local.

Aracaju (SE)

A capital sergipana tem muitos atrativos. A passarela do caranguejo, por exemplo, é uma delas. Lá, na Orla da praia de Atalaia, se concentram o maior números de restaurantes típicos da região.

Santarém (PA)

Quem visita Santarém se depara com um espetáculo da natureza: o encontro dos rios Amazonas e Tapajós. De coloração diferentes, os rios promovem um momento único que vale a pena conferir.

Penedo (AL)

Às margens do Rio São Francisco, essa bela cidade foi fundada no século XVI, sendo o primeiro povoado de Alagoas. Seu centro histórico é um dos pontos turísticos principais.

São Lourenço (MG)

Conhecida por seus banhos medicinais, São Lourenço é o lugar ideal para quem precisa de alguns dias de descanso. Além da tradicional cozinha mineira, que é sempre uma atração, o passeio de balão também é uma boa opção de lazer.

Campos do Jordão (SP)

Ao entrar em Campos do Jordão o turista pode ter a sensação de estar em outro país, tanto pela arquitetura alpina quanto pelo clima. Mas esse charmoso lugar fica na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. O inverno é a alta temporada da cidade, e as lojas de chocolate fazem sucesso.

viagem férias viajar cidades brasileiras