Erros no seu currículo podem pôr tudo a perder se você não corrigi-los antes de se candidatar a uma vaga. Confira os 15 erros mais comuns!
Thaís Garcez | 24 de Setembro de 2022 às 10:00
Na hora de construir o seu currículo, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Porque ele pode ser o fator principal entre a aprovação ou a rejeição em uma vaga. E o pior é que a maioria das pessoas cometem esses erros sem nem ao menos percebê-los. Confira alguns dos 15 principais erros na hora de construir o currículo:
Se o seu recrutador identificar um erro gramatical em seu currículo, pode apostar que as suas chances reduzirão bastante. Antes de enviar o currículo, revise todo o texto com muito cuidado.
Os recrutadores não estão interessados em sua redação ao analisar o seu currículo. Portanto, no documento, seja o mais sucinto possível ao descrever as suas atribuições, habilidades e objetivos.
Pode ser que você acerte na gramática, mas e os erros de digitação? Uma letra trocada é suficiente para que o recrutador negue as suas chances.
O currículo pode ser melhorado graças a algumas saídas visuais, como ícones ou formas, mas não exagere. Tente ser sóbrio ao construir o layout, mas use cores e elementos que traduzam a sua personalidade.
O recrutador precisa entender como você chegou até ali. Por isso, ele avaliará também a sua evolução profissional através da ordem cronológica das suas experiências. E não se esqueça de colocar as datas!
Deixe para informar dados pessoais como RG, CPF ou número do PIS/Pasep apenas se for aprovado. Esses documentos não são necessários ao recrutador.
Muitas pessoas omitem a escolaridade de seus currículos, e isso pode ser um fator crucial na seleção. Prefira informar a graduação, se tiver, e títulos posteriores apenas. Se tiver até o ensino médio, informe do mesmo jeito.
Se você está preenchendo um formulário digital, preencha todos os campos a fim de completar o seu cadastro. Campos em branco prejudicam a sua visibilidade e deixam uma interrogação em quem está recrutando.
Não conhecer a empresa e a vaga é um erro fatal que pode não apenas acabar com as suas chances, como também fazer o seu nome ser eliminado de oportunidades futuras. Busque sempre saber mais sobre a empresa, sua missão e objetivos, além de tirar suas dúvidas sobre o cargo logo no e-mail, se for necessário.
O documento que você está enviando deve informar o porquê você é ideal para a vaga. Não importa se você é bom em cálculos se está concorrendo a uma vaga que não utilizará esta habilidade. Além disso, pode parecer que você está tentando enrolar o recrutador. Atenha-se ao que é pedido na descrição do emprego!
Essa dica vale não só para currículos físicos como também para os digitais. Não utilize fotos em trajes de banho, em situações extrovertidas demais ou sem camisa. Não precisa ser uma 3×4 séria, pois um sorriso não atrapalhará a seleção. Apenas tenha cuidado na escolha.
Você pode ter o certificado de conclusão de centenas de cursos, mas apenas um pode ser útil para a vaga. Não importa: informe apenas o que interessar às competências do cargo.
Esta nem devia ser uma dica nesta lista, mas mentir também não é uma boa ideia. Pode ter certeza: seu recrutador lerá todas as informações e fará perguntas sobre cada uma delas, além de testar as qualidades informadas posteriormente. Então dizer mentiras no currículo será apenas uma perda de tempo – e de dignidade.
Como dito anteriormente, o layout do currículo é um elemento importante para o seu recrutador. Um layout sóbrio e organizado ajudará no entendimento das informações e passa uma boa impressão.
Por isso, tente utilizar no máximo duas fontes diferentes para digitar o seu. Dica: utilize um tipo no seu nome e títulos das seções, e outro tipo para o texto em geral.
Se a vaga de emprego não pede que você informe a pretensão salarial, deixe esse assunto para depois. Nunca coloque essa observação no seu currículo, pois serão muitos pontos a menos para você.