12 brincadeiras divertidas para fazer com as crianças

As brincadeiras divertidas são normais para as crianças, porém são atividades fundamentais para o desenvolvimento. Logo, confira nossas dicas

Redação | 6 de Julho de 2019 às 18:00

Kalinovskiy/istock -

Brincadeiras divertidas são comuns entre as crianças, porém, são parte fundamental para o desenvolvimento delas. Portanto, é preciso que os responsáveis levem a sério essas atividades. Sabemos que cada vez mais está difícil passar um tempo com as crianças, no entanto, é importante que se encontre esse momento na semana e/ou dia.

Para ajudar nesta tarefa, nós resolvemos apresentar um pequeno guia que busca mostrar alguns passatempos e brincadeiras divertidas para crianças entre 6 e 12 anos. Sendo assim, fizemos uma divisão entre ao ar livre e em ambiente fechado.

Leia também: 6 dicas para passear com crianças e se divertir

Além disso, vale ressaltar que por questões regionais, uma brincadeira ou outra pode ser conhecida por meio de outra nomenclatura. Ok? Então dito isso, vamos ao que interessa, porque brincar é um dos meios mais favoráveis de desenvolvimento da personalidade infantil.

Brincadeiras divertidas ao ar livre

Mesmo que não exista um tabuleiro ou alguma ideia pré estabelecida, ocupar as crianças ao ar livre é tarefa fácil. Com uma, algumas ou muitas crianças, ao ar livre você pode sugerir corridas, piques, exercícios que estimulem a imaginação e interação.

Enfim, são muitas as possibilidades e é por isso que vamos deixar algumas sugestões abaixo.

Brincadeiras sem material

Esconde-esconde

De 4 a 20 participantes

De 6 a 10 anos

O perseguidor, escolhido por sorteio, coloca-se num lugar que todos vêem, encostado em uma árvore, por exemplo. Essa árvore será também o ponto de chegada. Com os olhos fechados, ele conta em voz alta até 100 (ou até 20, se a área disponível for pequena). Enquanto isso, as outras crianças se escondem da melhor maneiras que puderem.

No final da contagem, o perseguidores diz em voz alta “Lá vou eu”, e parte a procura dos colegas. Ele deve pegar algum amiguinho antes que ele consiga alcançar o ponto de chegada. Os que não estiverem sendo perseguidos podem sair dos seus esconderijos em busca do ponto de chegada, sem correr tanto perigo.

Mas, se o perseguidor pegar um dos participantes, este assume o seu lugar. Não conseguindo pegar ninguém, ele continua perseguindo na próxima rodada.

Cão e Gato

De 8 a 20 participantes

De 6 a 8 anos

Escolhem-se, antes de tudo, o cão e o gato. Depois, todas as outras crianças formam um círculo, com os braços bem esticados e as mãos nos ombros dos vizinhos.

Dado o sinal combinado, o cão parte em perseguição ao gato, que se esforça para escapar, correndo e fazendo um zigue-zague em volta dos participantes, passando por baixo de seus braços. O cão deve seguir exatamente o mesmo percurso do gato. Se conseguir pegá-lo, o cão vira gato e escolhe outra criança para ser o cão.

Caso ele não consiga o feito, interrompe-se a brincadeira, após certo tempo, e se nomeiam um novo cão e um novo gato.

Ao ar livre com material não-específico

Veja também: 30 ideias de presentes para o Dia das Crianças

Basquete de eliminação

De 6 a 8 participantes

De 10 a 12 anos

Será preciso um campo de jogo ou uma quadra de basquete

Uma bola preferencialmente de basquete

O jogador designado arremessará a bola de onde quiser, procurando acertar a cesta. Se conseguir, o jogador seguinte deverá lançar a bola do mesmo lugar e também fazer a cesta; caso contrário, será eliminado. Por outro lado, se perder o arremesso, o primeiro jogador não será eliminado e o seguinte poderá arremessar de onde quiser, sem medo de eliminação.

Na verdade, só é eliminado quem perder uma cesta quando o seu ou os seus predecessores acertarem do mesmo lugar. Vencerá aquele que ficar por último no jogo.

Romeu e Julieta

De 12 a 24 participantes

Uma faixa ou um lenço/tecido

Designam-se dois jogadores, um menino e uma menina, para assumirem, respectivamente, os papéis de Romeu e Julieta, e eles se posicionam no centro de um círculo formado pelos outros jogadores. Primeiro, vendam-se os olhos de Romeu. Cada vez que ele chamar a Julieta, ela deve responder imediatamente “AQUI, ROMEU”.

Guiando-se apenas pela voz que escutou, Romeu procura Julieta dentro do círculo a fim de tocá-la. Se conseguir, vendam-se os olhos de Julieta, que deverá , por sua vez, procurar Romeu pela voz. Enfim, pode-se decidir vendar os olhos dos dois jogadores, o que tornará a brincadeira mais difícil.

Brincadeiras divertidas ao ar livre com material ou em um espaço específico

Futebol com bandeiras

O futebol com bandeiras, é uma variante do jogo de futebol americano. E ele pode ser jogado até em ambientes fechados. Nele, cada jogador leva duas bandeirinhas que podem ser fitas de 5 cm de largura e 38 cm de comprimento, presas nos quadris ou cintura, de maneira que seja possível serem facilmente retiradas.

Para paralisar o portador da bola, é preciso tirar-lhe as flâmulas, ou simplesmente uma das duas, conforme as regras combinadas. Os times podem ter de 2 a 12 integrantes, e o número ideal é de 5 a 9. Na prática, adapta-se o regulamento ao lugar e às circunstâncias.

O campo ideal tem cerca de 70m x 40m, e nele são traçadas duas linhas de gol a 18 m das linhas de fundo. Pode-se também traçar duas linhas a 27m das linhas de gol. Os downs e as distâncias a conquistar variam de três downs para 18m a quatro downs para 23m, ou comprimento do terreno. Os pontos são marcados da mesma maneira que no futebol regular.

Tênis de rua

O tênis de rua é praticado não só nas ruas, mas também nas entradas de garagem ou outros locais. A quadra, de 3,70 m x 91 cm de largura, é dividida em quatro quadrados. Uma simples linha central substitui a rede. Pode-se utilizar uma bola de tênis ou uma bola de borracha. O sacador se posiciona onde quiser na área de serviço.

Ele faz a bola quicar no chão e depois a golpeia com a palma da mão para mandá-la para área de serviço do adversário. Sendo assim, este deve deixar a bola quicar uma vez antes de devolvê-la. Na sequência, cada um dos jogadores pode bater na bola em voleio e mandá-la para qualquer lugar da quadra do adversário.

Um ponto é marcado toda vez que um jogador não conseguir devolver uma bola válida. Apenas o sacador marca pontos e mantém o serviço enquanto não cometer faltas. A partida é de 11 pontos, mas o vencedor deve ter pelo menos 2 pontos de diferença do adversário.

Como no tênis, o escore final pode ser elevado e ultrapassar 20 pontos quando os dois concorrentes são bastante equivalentes em suas competências relacionadas ao jogo.

Jogos e Brincadeiras divertidas em ambientes fechados

Sabemos que hoje em dia é difícil tirar as crianças e os jovens da frente das telas. Seja por meio de celulares ou videogames, sempre há alguma distração facilmente encontrada na palma das mãos. Porém, não é por causa disso que as crianças devem deixar de aproveitar o dia com outras atividades. Assim sendo, conheça algumas brincadeiras divertidas para ambientes fechado.

Brincadeiras divertidas sem material

De pernas cruzadas

De 4 a 12 participantes

6 a 10 anos

As crianças sentam-se no chão de pernas cruzadas, os braços cruzados sobre o peito. Elas têm de se levantar sem descruzar as pernas nem os braços. Em seguida, pode-se pedir que voltem à posição sentada, da mesma forma.

Troca-letra

De 4 a 8 participantes

10 a 12 anos

Um jogador propõe uma palavra de quatro letras, a partir da qual seu vizinho da direita deve formar uma palavra nova, mudando apenas uma letra. Sendo assim, vão seguindo sucessivamente. Como exemplo: Pato – Mato – Rato – Ralo – Raso – Vaso etc.

O jogador que não conseguir encontrar uma palavras em até 30 segundos, ou que repetir alguma palavra já mencionada, será eliminado da roda ou receberá algum tipo de punição pré acordada.

Em ambiente fechado com material não – específico

Dança da maçã

De 12 a 20 participantes

maçãs

Os parceiros devem dançar segurando uma maçã presa entre as testas. Mas, eles não podem se tocar, ou tocar nas maçãs com as mãos. Portanto, se a maçã cair, são eliminados da brincadeira. Além disso, vale lembrar que a brincadeira começa com uma música lenta, que é acelerada à medida que os pares forem se movendo. Logo, o último par a ficar na pista será o ganhador.

Caça com os olhos

De 5 a 11 participantes

Um pequeno objeto

Um dos participantes escolhe um objeto pequeno: lápis, bola de gude etc., e mostra aos outros jogadores, que saem do espaço enquanto o animador esconde o objeto em um local difícil de achar, mas que permite que o objeto seja visto sem que se tire nada do lugar.

Adiante, ele chama os participantes, que começam a procurar o objeto. Contudo, quando um jogador o encontra, deve falar no ouvido do animador a localização do objeto. Então, caso tenha acertado, deverá sentar, sem contar aos demais.

O jogo termina assim que todos os participantes tiverem encontrado o objeto. No entanto, o vencedor será aquele que tiver encontrado primeiro.

Em ambiente fechado com material específico

Pega-varetas

2 a 6 participantes

6 a 12 anos

Um jogo de pega-varetas

Um jogador, escolhido por sorteio, segura as varetas verticalmente entre as mãos e larga todas de uma vez só. Portanto, forma-se um amontoado de varetas misturadas umas às outras. O jogo consiste em retirar as varetas uma a uma, sem tocar nenhuma ou mover outra peça do amontoado, nem mesmo de leve, ou o jogador perderá a vez.

Enquanto não cometer um erro, o mesmo participante continuará jogando. É possível utilizar uma vareta preta para retirar as demais. O vencedor será aquele que tiver mais pontos, sabendo-se que as cinco cores de varetas têm valores diferentes (20,10,5,3 e 2 pontos).

Tangrama

1 ou 2 participantes

7 a 10 anos

Um jogo de tangrama

O tangrama é um tipo de quebra-cabeças, composto de um quadrado dividido em sete peças de diferentes formatos geométricos: Um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos. O objetivo é reconstituir o quadrado original ou uma outra figura da qual se tenha apenas o contorno.

Devem ser utilizadas as sete peças básicas. Além disso, existem dezenas de modelos diferentes de desenho. Portanto, o jogador pode, igualmente, realizar uma figura inventada por ele.