Você sabia que o plástico-bolha era pra ser um papel de parede? Confira essa curiosidade e outros usos inusitados do plástico-bolha.
Douglas Ferreira | 13 de Novembro de 2019 às 13:00
Você sabia que o plástico-bolha surgiu com o objetivo de servir como papel de parede? Originalmente, esse era o intuito dos inventores Alfred Fielding e Marc Chavannes quando começaram a desenvolver o produto em Saddle Broock, Nova Jersey (EUA), no final da década de 1950. De qualquer forma, a dupla logo percebeu que sua invenção tinha um potencial muito maior como material para embalagens. Então, em 1960, levantaram 85 mil dólares e fundaram a Sealed Air Corporation. A empresa passou a produzir plástico-bolha em uma infinidade de tamanhos, cores e propriedades, bem como outros materiais de proteção para embalagens, como envelopes acolchoados.
Mas além das tradicionais utilidades, o plástico-bolha também tem outros usos inusitados. Confira agora quais são!
Se você tem um vaso de planta do lado de fora de sua casa, uma boa ideia é envolvê-los em plástico-bolha. Para tanto, use fita isolante ou barbante para prender o plástico ao redor dos vasos, certificando-se que o material esteja colocado alguns centímetros além da borda do vaso. Esse isolamento adicional vai manter a terra aquecida durante períodos mais frios e chuvosos. Conheça também 8 plantas que garantem ar puro em casa!
Se o reservatório de água do vaso sanitário fica suado no tempo quente e úmido, o plástico-bolha pode ser o antiperspirante perfeito. Forrar o interior do reservatório com esse material evita que a parede externa se resfrie, o que provoca a condensação quando entra em contato com o ar úmido e quente. Para forrar o reservatório, feche o registro e dê descarga para que toda a água escorra. Depois, limpe e enxugue as paredes internas. Use um vedante de silicone para colar pedaços de plástico-bolha de tamanho adequando às superfícies planas mais importantes.
Para preservar a temperatura de latas de refrigerante, envolva-os em plástico-bolha. Faça o mesmo com embalagens de comida geladas ou congeladas para viagem. O mesmo pode ser feito com alimentos que descongelem mais rapidamente, como sorvetes. Sua geladeira está precisando de um “banho”? Descubra como limpar!
Forre a gaveta da geladeira com plástico-bolha para não machucar frutas e outros vegetais. Esse procedimento também vai facilitar a limpeza – quando o forro ficar sujo, jogue-o fora e substitua por um novo.
Corte pedaços de plástico-bolha do tamanho da janela e prenda-os com fita adesiva para aquecer o ambiente no inverno. Baixe as persianas para que não fique tão visível.
Em dias mais frios, evite que o ar gelado se esgueire para a sua cama. Assim, coloque um pedaço grande de plástico-bolha entre o edredom e o lençol antes de se cobrir. Você vai ficar surpreso com a eficiência do plástico-bolha em isolar o calor.
Quando for consertar vidro ou porcelana delicada, cubra a superfície de trabalho com plástico bolha para evitar que se quebrem.
Reduza o desgaste das ferramentas de boa qualidade e aumente sua vida útil. Forre a caixa de ferramentas com plástico-bolha. Use fita isolante para prendê-lo. Confira também quais são as 15 ferramentas de jardinagem essenciais para se ter em casa.
Durma melhor da próxima vez que for acampar: leve um rolo de 2 m de largura de plástico-bolha para usar como proteção sob o saco de dormir. Não tem saco de dormir? Dobre ao meio um pedaço de plástico-bolha de 3,6 m bem largo, com o lado das bolhas para fora, e prenda as bordas com fita isolante. Entre no saco e aproveite um sono restaurador no seu saco de dormir improvisado.
Leve um pouco de plástico-bolha para o estádio para amaciar os assentos duros. Ou estique um pedaço comprido sobre o banco de piquenique para comer mais confortavelmente.
13 usos inusitados do shampoo que facilitam sua vida
7 usos inusitados para a casca de laranja que você precisa conhecer
Dia Internacional da Cerveja: 6 usos inusitados para a bebida
15 usos inusitados para a água com gás
9 usos inusitados para as batatas no dia a dia
6 usos inusitados para a farinha de trigo