Em pouco mais de dez anos, as redes sociais entraram em nossas vidas com força total. Confira 10 filmes para repensar seu uso e importância.
Letícia Taets | 28 de Março de 2021 às 20:00
Ver os stories de um/a crush, postar status no WhatsApp, rir de um meme no Twitter… todas essas ações fazem parte do nosso dia desde o surgimento das redes sociais.
No entanto, nem sempre esse uso se resume à diversão. Na era dos cancelamentos, é cada vez mais importante buscar um uso ético e responsável das redes sociais e refletir sobre o papel delas em nossas vidas.
Confira abaixo nossa lista com 10 filmes para refletir sobre o uso das redes sociais e suas consequências, tanto positivas quanto negativas:
O Dilema das Redes é um documentário dramático norte-americano dirigido por Jeff Orlowski e escrito por Orlowski, Davis Coombe e Vickie Curtis. Ele narra como as redes sociais são criadas com um design que visa justamente a criar um vício oara vender mais propaganda para o usuário. Também é discutida a manipulação das redes para seu uso na política e para disseminação de teorias de conspiração.
Ingrid Vai Para o Oeste é uma comédia dramática norte-americana de 2017 dirigida por Matt Spicer e escrito por Spicer e David Branson Smith. O filme é estrelado por Aubrey Plaza e Elizabeth Olsen e segue uma jovem que se muda para Los Angeles em um esforço para fazer amizade com uma mulher que ela idealiza a partir de seu Instagram.
A Rede Social é um filme biográfico norte-americano de 2010 dirigido por David Fincher e escrito por Aaron Sorkin. Ele retrata a fundação do site de rede social Facebook e os processos judiciais resultantes desta empreitada, levantando questionamentos importantes referentes a limites éticos do uso das redes.
O Império de Memes (2018) é um documentário americano de 2018 que explora o estilo de vida e a jornada de quatro influenciadores das redes sociais. Foi escrito e dirigido por Bert Marcus com a produtora Bert Marcus Productions.
Privacidade Hackeada é um documentário de 2019 sobre o escândalo de dados do Facebook – Cambridge Analytica, produzido e dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer.
Audrie & Daisy é um documentário americano de 2016 sobre dois casos de estupro de adolescentes americanas, Audrie Pott, de Saratoga, Califórnia, e Daisy Coleman de Maryville, Missouri. Na época das agressões sexuais, Pott tinha 15 e Coleman tinha 14 anos. Após as agressões, as vítimas e suas famílias foram submetidas a abusos e cyberbullying.
A funcionária de uma companhia tecnológica (Emma Watson) vive um dilema moral ao se envolver em um projeto que deixa vulneráveis os limites de privacidade de usuários.
O único filme nacional da nossa lista, Ferrugem narra a história de Tati, que adora compartilhar sua vida nas redes sociais. No entanto, ela precisa aprender a lidar com as consequências negativas da velocidade das redes quando um vídeo privado seu é divulgado no grupo de WhatsApp de sua turma do colégio.
O documentário, dirigido por Cullen Hoback, investiga o acesso do governo e das grandes corporações aos dados de usuários da internet, por meio de bancos de dados disponibilizados assim que o indivíduo aceita um termo de uso.
O filme mexicano narra a história de Alejandra, uma adolescente de Puerto Vallarta, muda-se para a Cidade do México para começar uma nova vida com o pai após a morte de sua mãe. No entanto, um acontecimento negativo potencializado pelas redes sociais muda sua vida para sempre.