Uma das principais tarefas dos responsáveis por uma criança é o desenvolvimento dela ao longo da infância. Assim, muitos adultos ficam perdidos sobre o que fazer e ignoram a importância das brincadeiras diárias. Segundo o Fundo das Nações unidas para a Infância (UNICEF), 15 minutos por dia de atividades para crianças é o suficiente para desencadear milhões de conexões cerebrais.
Por isso, resolvemos ajudar nessa tarefa e trouxemos uma pequena lista com atividades para crianças de 5 anos. Será que você conhece ou já praticou alguma dessas com sua criança?
Atividades para crianças de 5 anos
Antes de qualquer coisa, precisamos entender que essa fase dos 5 anos é um momento de desenvolvimento psicomotor e social da criança. Portanto, é um ótimo período para desenvolver brincadeiras, gincanas e atividades com movimento, música, artes visuais, linguagem oral, escrita e contato com natureza e sociedade. Dito isso, vamos ao que interessa!
Como trabalhar música com crianças de 5 anos
Trabalhar a musicalidade é uma ótima pedida para crianças nessa etapa da vida. No entanto, não é simples para todo mundo. Por isso, indicamos que você realize jogos musicais com sua criança, assim, você estará ajudando no desenvolvimento cognitivo, linguagem oral, física entre outros aspectos.
Alguns exemplos: brinque de completar a música; introduza um instrumento musical na rotina da criança; estimule a criança na adivinhação do nome de uma música que está tocando etc.
Crie pequenos circuitos
Outra atividade interessante para se fazer é a criação de pequenos circuitos. Ou seja, criar, dentro de casa ou num espaço de sua preferência, um circuito de atividade em que a criança possa estar desenvolvendo suas habilidades física, motoras e cognitivas.
Aqui, vale frisar que não é preciso inventar o circuito mais fantástico da história. risos. Até porque, uma das missões dessa atividade é estimular a capacidade imaginativa da criança. Sendo assim, ao invés de simplesmente estar pulando em uma perna só, quem garante que sua criança na verdade não é o próprio Saci Pererê neste momento?
Labirintos
Os jogos de labirinto também são uma excelente atividade para criança. Como são uma atividade pedagógica, acaba sendo um caminho de desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, senso de lógica, organização entre outros.
Ademais, alguns labirintos bem humorados podem ajudar em conversas de outros esferas, como a introdução de assuntos mais sensíveis ou até mesmo servir como estimulante para tarefas diárias. Abaixo, segue um exemplo de labirinto ótimo para entrar no assunto de higiene bucal.
Jogo de imitação
O jogo de imitação também entra na lista de atividades. Além de divertido, o jogo é uma ferramenta que permite as crianças a descobrirem e aprederem sobre o mundo e seu funcionamento. Fora isso, a imitação permite que as crianças se desenvolvam cognitivamente e amadureçam sua capacidade de socialização e empatia.
Pintura com crianças
Além de estimular os sentidos, a pintura ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, na percepção das cores, amadurecimento da criatividade e imaginário. Ademais, a pintura pode ajudar no desenvolvimento da comunicação da criança com o mundo.
Essa atividade também pode ser um ótimo momento em família. Assim, a criança também estará adquirindo lembranças positivas!
Brincadeira esconde-esconde
A brincadeira esconde-esconde (o nome pode variar de acordo com a região do Brasil) propicia a integração e interação em grupo, além de desenvolver a criatividade, raciocínio lógico, estratégia e liderança. A brincadeira é antiga e bastante tradicional na nossa cultura.
Jogar videogame pode ajudar no desenolvimento da criança
Jogar videogame ou não jogar? O assunto ainda é novo no Brasil e talvez até seja um tabu. Mas na verdade, o videogame pode trazer muitos benefícios para o seu usuário, mesmo que ele seja apenas uma criança.
Ocorre que o videogame traz benefícios como o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, estimula a capacidade lúdico-pedagógica, melhora a autoestima e muito mais. No entanto, é importante frisar que é necessária a realização do controle dos responsáveis. A criança precisa de um horário determinado em frente a tela e/ou com fone de ouvido, além de ser imprescindível que os responsáveis se atentem ao tipo de jogo que está na tela.
Não é por nada que os produtores de jogos colocam faixa etária. Cada jogo lançado obrigatoriamente possui uma clissificação etária e ela deve ser conferida! Um jogo de classificação acima do indicado pode ao invés de trazer benefícios, despertar mazelas na criança. Tais como: agressividade, hiperatividade, medo, dificuldade de lidar com sentimentos etc.
Jardinagem
A jardinagem é uma excepcional atividade também. Ajudar a plantar ou cuidar de plantas, traz o desenvolvimento motor, melhora cognitiva, estimula o olfato e promove a empatia com o meio ambiente e vidas diferentes daquelas comuns do dia a dia da criança.
Fora tudo isso, a jardinagem promove o plantar em casa. E plantar em casa auxilia na eliminação de toxinas do corpo, fortalecimento do sistema imunológico, combate de outras doenças respiratórias etc.
Educação Financeira Infantil
A educação financeira pode e deve ser estimulada desde cedo. Para isso, existem muitas atividades que possibilitam o aprendizado financeiro para os pequenos. Mas é sempre bom observar a faixa etária dos mesmos.
Para crianças de 5 anos, uma boa pedida é a introdução do cofrinho. Além da escolha ser um momento divertido, o cofrinho pode ser uma porta de entrada para se conversar sobre a importância de se ter dinheiro para executar determinados objetivos.
Claro que aqui não se é para falar com a criança com preocupações de adulto. Afinal de contas, você está preparando ela para vida, então utilize do universo dela para inserir o tema. Assim, o que deseja, quer ou chama atenção de uma criança de 5 anos e que é preciso ter dinheiro para que se alcance tal coisa? Um doce? um jogo? uma roupa? figurinha? Pensa nisso!
Luta
Algumas pessoas ficam na dúvida sobre quando inserir sua criança numa luta. A idade certa é discutida e muitas são as correntes de pensamento, todavia, crianças de 5 anos já estão prontas para entrar no universo das artes marciais. Sempre com atenção e cautela!
A luta também pode trazer auxílio na disciplina, equilíbrio, fortalecimento físico e desenvolvimento de capacidades sociais.