O programa Bolsa Família tem o objetivo de garantir os direitos à alimentação, acesso à educação e à saúde. Confira mais informações!
Samasse Leal | 7 de Junho de 2021 às 16:00
Hoje vamos falar sobre o Bolsa Família. Por conta do aumento do desemprego, resultado dos efeitos da pandemia da Covid-19, mais famílias se tornaram elegíveis ao programa. De acordo com a Caixa Econômica Federal – CEF, o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda.
Ele não é voltado para todos os cidadãos, apenas para uma parcela da população em situação de pobreza. Em todo o país, atualmente mais de 13,9 milhões de famílias recebem o benefício.
Ele busca apoiar as famílias carentes para que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. Daí conclui-se que seu objetivo não é sustentá-las de forma definitiva, embora não haja prazo limite para o recebimento. O pagamento do benefício deixa de ser efetuado quando a família deixa de se enquadrar na renda definida pelo programa.
A CEF funciona como agente operadora do programa. Já a origem dos recursos para pagamento é da União, através do Ministério da Cidadania.
Podem receber o auxílio famílias extremamente pobres e as famílias pobres compostas por gestantes, crianças e adolescentes de até 17 anos.
Eles são informados no site da CEF, onde são prestadas as informações sobre o programa.
Para se candidatar ao programa é necessário inscrever a família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para fazer essa inscrição é necessário contatar o responsável pelo programa na Prefeitura da cidade onde a família reside.
O candidato deve manter seus dados sempre atualizados. Deve informar à prefeitura qualquer mudança de endereço, telefone e modificações na constituição da família. Por exemplo, deve informar sobre nascimento, morte, casamento, separação, adoção etc.
O cadastramento é um pré-requisito. Ele não garante a entrada imediata da família no Programa. Assim, não garante o recebimento do benefício automaticamente. Mensalmente, o Ministério da Cidadania seleciona de forma automatizada as famílias que serão incluídas para recebimento do benefício.
Será necessário apresentar um documento de identificação válido com foto, como a identidade ou carteira de motorista.
A família receberá uma carta no endereço cadastrado informando que foi selecionada. Também pode obter informações no setor responsável pelo Bolsa Família no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou na Prefeitura. A situação do benefício também pode ser consultada pelo Atendimento Caixa ao Cidadão no número telefônico 0800 726 02 07.
Após a seleção da família para o Programa, o Cartão Bolsa Família será enviado para o endereço da residência cadastrada. Se a família já foi selecionada e ainda não recebeu o cartão, deve consultar a situação no Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07. O cartão possibilita o saque do benefício nos caixas eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.
Quem estiver sem o cartão, pode levar o documento de identificação em uma agência da CEF para sacar o benefício. Neste caso, somente no atendimento pelo funcionário do caixa na agência.
Na coluna da próxima semana vamos falar sobre os valores vigentes em 2021 e as formas de receber o benefício. Além disso, vamos alertar também sobre as hipóteses de exclusão do Programa. Acompanhe nossa coluna para se manter informado e saber tudo sobre o Bolsa Família.
Conheça as novas regras de aceitação do vale refeição e alimentação
Saiba quem precisa fazer prova de vida para não perder o benefício do INSS
Empregada gestante tem direitos assegurados
Fique por dentro dos seus direitos nas viagens de ônibus
Como conseguir juro zero no FIES
Saiba tudo sobre o pagamento e o corte do Bolsa Família