Saiba quem precisa fazer prova de vida para não perder o benefício do INSS

Saiba quem precisa provar ao INSS que está vivo para continuar recebendo o benefício, e como fazer. Para algumas pessoas o prazo termina hoje. O

Samasse Leal | 31 de Maio de 2021 às 16:30

iStock -

Saiba quem precisa provar ao INSS que está vivo para continuar recebendo o benefício, e como fazer. Para algumas pessoas o prazo termina hoje. O procedimento de “prova de vida” é uma medida para coibir fraudes. Trata-se de uma confirmação do cadastro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).Com esse objetivo, aposentados, pensionistas e titulares de auxílios de todo o país devem cumprir essa obrigação todos os anos.

A obrigatoriedade da prova de vida estava suspensa desde março de 2020, com o início da pandemia. O procedimento será retomado a partir de amanhã, 1º de junho de 2021. Veja a seguir o cronograma de prazos.

Vale lembrar que poderá ser feito de forma remota ou presencial. O prazo para aposentados da União foi adiado para 1º de julho.

Quem precisa fazer a prova de vida?

Essa é uma obrigação anual. Portanto, se aplica a todos que recebem pagamento em conta bancária ou cartão magnético e não realizam o procedimento há mais de um ano. Assim, quem não adotou a medida, enquanto ela estava suspensa, precisa observar o cronograma para não ter o benefício bloqueado.

Por exemplo: Se fez prova de vida em abril de 2019, deveria fazer em abril de 2020, mas não fez. Deverá fazê-la até o final de junho de 2021, conforme o cronograma.

Quem corre o risco de ter o benefício bloqueado?

Quem não fizer a prova de vida dentro dos prazos fixados pelo INSS. 

Quase 12 milhões de beneficiários do INSS não cumpriram o procedimento até março de 2020. Por isso, poderão ter seu benefício bloqueado, se não regularizarem o cadastro. Para os beneficiários que não fizeram a prova de vida em fevereiro de 2020, o prazo termina hoje.

Essas pessoas são a prioridade do INSS e já foram convocadas para cumprir a obrigação. Quem já foi chamado para fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria), e não fizer até hoje, terá o pagamento suspenso.

Como fazer a prova de vida

Imagem: iStock

O procedimento poderá ser feito de forma remota ou presencial. Já o prazo para aposentados da União foi adiado para 1º de julho.

Leonardo Rolim, presidente do INSS, orienta a fazer a prova de vida pelo aplicativo do celular, pela biometria facial. Segundo ele: “São aqueles que têm carteira de motorista digital ou título de eleitor digital” que podem utilizar esse recurso. E assim não precisam sair de casa se mantendo em isolamento social.

Essas pessoas já possuem cadastro com foto digital no Tribunal Regional eleitoral – TRE e no Detran do seu estado. Se não for o seu caso, procure a agência bancária onde recebe o benefício ou a agência do INSS. Entre em contato com o telefone 135.

Portanto, podem fazer o procedimento digital os segurados selecionados que receberem mensagem por telefone, e-mail ou SMS pelo número 280-41. Fique atento a esse número de destinatário das mensagens para não cair em golpes. Entre em contato com o INSS para confirmar a informação, caso receba. 

Será necessário baixar o aplicativo Meu Gov.br no celular e autorizar o processo de reconhecimento para fazer a biometria facial. O aplicativo orienta a fazer movimentos com a cabeça para concluir a leitura. O registro da selfie, feita em vários ângulos, será comparado com a imagem já cadastrada na base de dados. Outra opção é ir ao banco onde o segurado do INSS recebe o benefício (pagamento).

Como funciona o App Meu Gov.br no celular

Imagem: Divulgação
  1. Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login:
  2. Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”; 
  3. Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
  4. Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
  5. O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
  6. Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
  7. Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.

Prova de vida no banco

Quem não tem biometria deve comparecer ao banco, observando os meses dos prazos previstos no cronograma. Algumas instituições financeiras também realizam a prova de vida por biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos. Se for necessário comparecer pessoalmente, leve um documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho).

Banco do Brasil

Use o aplicativo BB. Basta acessar o menu “Serviços”, depois “INSS”, em seguida “Prova de vida INSS”;

Depois, deve tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie. Após a análise do banco, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio app se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade.

Bradesco

O procedimento deve ser realizado nas máquinas de autoatendimento Bradesco e Banco 24Horas.

É necessário possuir a biometria cadastrada. Quem não tem, terá de se deslocar para realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa.

A prova de vida pode ser automática! As transações realizadas com o uso da biometria são acatadas como prova de vida caso o benefício esteja no mês de provar vida

Itaú Unibanco

O beneficiário, tutor ou curador do beneficiário sempre que usarem a biometria para fazer uma movimentação no banco (como um saque no caixa eletrônico Itaú, por exemplo) têm a prova de vida renovada automaticamente por mais um ano.

Também pode ser feita presencialmente nos guichês de caixa das agências.

Santander

A prova de vida pode ser feita nos terminais de atendimentos com o uso da biometria. Os beneficiários também podem ser atendidos na agência pelo gerente ou no guichê de caixa, com ou sem o uso da biometria.

Fique atento aos prazos

Imagem: iStock

Para evitar aglomerações nas suas agências, o INSS definiu um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito o procedimento em março e abril de 2020. Conforme o mês de aniversário segue até dezembro de 2021. 

Quem tiver dificuldade de locomoção deve ligar para o telefone 135 e pedir orientação.

Veja o cronograma da prova de vida

Ele tem como critério o mês de aniversário do segurado do INSS e vale para residentes no Brasil. Os segurados que moram no exterior ainda devem procurar os Consulados ou nomear procuradores no Brasil.

Aniversário em:

2020

2021

Como regularizar o recebimento após o bloqueio

Se o pagamento for bloqueado ou o benefício for suspenso, o segurado deve ir ao banco para realizar a prova de vida. Com isso, o benefício pode ser reativado e os pagamentos liberados. No caso de cessação do benefício, será necessário pedir a reativação do benefício pelo aplicativo Meu INSS no site do órgão.

Cuidado com fraudes!

Imagem: iStock

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, alerta: “O INSS não telefona para os segurados pedindo foto da face pelo celular e muito menos dados pessoais, como identidade, CPF, número de benefício. Recebemos denúncias de que criminosos estão entrando em contato com aposentados e pensionistas à pretexto da prova de vida por biometria facial para tentar obter essas informações.”

Tire dúvidas com o INSS

Se você teve seu benefíco bloqueado, entre em contato com o INSS através do número de telefone 135. Nas ligações de telefone fixo ou público (orelhão), a ligação para o número 135 é gratuita. Nos telefones celulares, é cobrado o valor de uma ligação local. Para usar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar a triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes.


Leia também

Conheça as novas regras de aceitação do vale refeição e alimentação

Entenda a diferença entre racismo e injúria racial

Fique por dentro dos seus direitos nas viagens de ônibus

Saiba quem tem direito ao Bolsa Família

Aprenda a calcular o valor do décimo terceiro salário

Já está por dentro das novidades do Open Banking?