Quer usar o FGTS na compra de imóvel na planta?

Descubra se é possível ou não usar o FGTS na compra de um imóvel na planta e quais são as vantagens de se adquirir um imóvel na planta.

Redação | 1 de Julho de 2019 às 16:00

HAKINMHAN/iStock -

O mercado imobiliário está aquecido. Os preços dos imóveis caíram em quase todas as regiões do país e as construtoras voltaram a lançar empreendimentos imobiliários. Esse momento, pode ser uma boa oportunidade para comprar uma casa para morar ou investir.

Comprar um imóvel com FGTS é um bom negócio?

No artigo Vale a pena investir em imóvel? comparamos três diferentes perfis de pessoas para avaliar esta questão. Entre economistas e especialistas em finanças é uma unanimidade que a resposta a esta pergunta depende do objetivo de cada um. A forma de pagamento (à vista ou financiado com pagamento de juros) também influencia nesta resposta.

Não há duvidas de que a rentabilidade do FGTS é muito baixa. Muitas vezes abaixo da inflação. Somente após 2016, o Governo Federal passou a dividir com os trabalhadores parte dos lucros obtidos com os recursos do FGTS. A partir daí, a rentabilidade do fundo teve uma melhora, mas ainda discreta. Saiba mais no artigo Governo vai dividir R$ 6,23 bilhões do lucro do FGTS com trabalhadores brasileiros

Assim, a ideia de transferir um recurso mal remunerado para uma opção que pode representar uma valorização maior, parece boa. Mesmo que esta opção tenha baixa liquidez e a valorização possa ocorrer no médio ou longo prazo.

Nós já cometamos aqui no site sobre as questões que envolvem o financiamento e os riscos de investir em imóveis em construção. Recomendamos analisar o orçamento mensal se você sabe que vai precisar contar com o crédito imobiliário. As taxas de juros do financiamento também devem ser consideradas nessa questão. A redução do preço do imóvel em razão do risco de não entrega desaparece quando o pagamento é a prazo.

Vale a pena usar o FGTS para compra de um imóvel na planta?

Poderia até ser bastante vantajoso, mas essa opção não é possível. O saldo do FGTS só pode ser utilizado para a compra de imóveis já construídos e que já possuam o auto de conclusão de obra. Portanto, imóveis que já estejam vistoriados e aprovados pelo Corpo de Bombeiros.

Então, o FGTS, pode ser utilizado para amortizar o saldo devedor quando o comprador pede o financiamento no banco. Funcionará como uma espécie de entrada no financiamento. Contudo, não pode ser usado como entrada para a construtora, quando ela lança o empreendimento e inicia as obras.

Ele também pode servir para pagar parcelas mensais do financiamento ou amortizar o saldo devedor durante a vigência do financiamento. No segundo caso, o comprador deve indicar se deseja a redução do valor das parcelas ou a redução do prazo do financiamento.

Dicas de ouro

Essas são as hipóteses nas quais você pode usar o saldo do FGTS na aquisição de um imóvel na planta. Para isso, o banco deverá fornecer um documento de autorização de saque da conta vinculada do FGTS. Ele envia o documento para a Caixa Econômica Federal e os recursos são transferidos para quitação do crédito imobiliário.

Já decidiu pela compra do imóvel na planta? Então, foco no seu objetivo e boa sorte! Junte o máximo de recursos que conseguir. Dê a maior entrada possível à construtora e financie o menor valor possível no banco. Assim, você paga menos juros.