A Black Friday chegou! Mas será que os descontos e promoções valem a pena? Veja dicas e recomendações para se dar bem na hora das compras.
Se tem um povo que sabe vender e oferecer descontos, é o norte-americano! A Black Friday americana acontece na sexta-feira seguinte à comemoração pelo Dia de Ação de Graças. A data abre a temporada das compras de Natal.
A moda chegou ao Brasil e ocorre no mesmo período que acontece nos Estados Unidos: final de novembro. Por aqui ela também já vem se tornando tradição, embora as promoções ainda não costumem ser tão vantajosas como lá.
Mas é preciso ficar atento às promoções e ofertas. Elas nem sempre são vantajosas e podem esconder práticas abusivas, como a simulação de preços mais baixos. Por isso, é preciso ficar esperto para não ser enrolado por propagandas enganosas. Veja as nossas dicas para aproveitar a Black Friday e fazer bons negócios.
8 dicas para aproveitar a Black Friday e se dar bem
1. Fique de olho no histórico de preços
Acompanhe os preços do produto que você deseja comprar antes dos anúncios da Black Friday. Só assim você terá certeza se o desconto anunciado é mesmo vantajoso. A simulação de oferta através do aumento do preço para anunciar desconto é uma prática abusiva. Inclusive pode ser denunciada ao Procon.
Uma boa forma de acompanhar a variação de preço de um produto é utilizar sites na internet como o Zoom, por exemplo.
2. Observe as diferenças de preço entre a loja física e a virtual
Nem sempre os descontos nas lojas virtuais são iguais aos descontos nas lojas físicas. Essa diferença obrigatoriamente tem que ser informada claramente na propaganda e na oferta feita pela loja online e física. O Código de Defesa do Consumidor determina que as informações sejam claras, precisas e transparentes para o consumidor.
3. Fique atento ao prazo de desistência e devolução
Se você comprar pela internet, catálogo ou telefone, ou seja, fora da loja física, você tem o direito de desistir e pode devolver o produto para a loja. Mas deve exercer esse direito dentro de 07 dias a contar do recebimento.
As regras das compras da Black Friday são as mesmas de compras normais. As ofertas estão sujeitas às mesmas condições e proteções impostas pelo Código de Defesa do Consumidor. Veja aqui o que fazer caso compre pela internet e não goste do produto!
4. Observe se o produto não apresenta defeito
Os prazos para reclamar de defeitos dos produtos também são os mesmos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor. O prazo para reclamar de defeitos aparentes (visíveis) de produtos não duráveis é de 30 dias. É o caso de alimentos embalados, produtos de limpeza, remédios, etc. Se o produto for durável (como eletrodomésticos, móveis, aparelhos eletrônicos, etc) o prazo para reclamar é de 90 dias. Guarde sempre a nota fiscal de compra para comprovar a data de compra.
5. Pergunte sobre a política de troca da loja
Já é um costume trocar um produto mesmo sem defeito. Principalmente roupas e sapatos. Nesse caso é o vendedor ou fabricante quem define qual será o prazo para troca. O comércio de roupas, por exemplo, pratica prazos que variam entre 15 e 30 dias. Nesse prazo, estando o produto intacto e com a etiqueta, você pode trocá-lo, conforme a política de troca da loja. Fique atento ao que o fornecedor garante na oferta.
6. Fique atento e fuja de fraldes e golpes
Antes de comprar produtos pela internet verifique se o site possui o símbolo do cadeado ao lado da URL. Procure a informação de endereço físico e pesquise o CNPJ no site da Receita Federal.
7. Pesquise sobre a reputação da loja em sites de reclamações
Antes de realizar a compra é importante saber qual a reputação da loja. Consulte o Reclame aqui e o site de proteção ao consumidor do governo. Também vale a pena dar uma olhada nas opiniões de outros clientes nas redes sociais e internet.
8. Sigas as recomendações de órgãos de proteção ao consumidor
Fique atento às recomendações de órgãos de proteção ao consumidor, como a Fundação Procon de São Paulo, por exemplo. Algumas dicas que eles oferecem são:
- Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo;
- Prefira fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares;
- Jamais faça compras online em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas. Os computadores podem não estar protegidos adequadamente;
- Peça que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo de compra.
- Só assine o recibo de entrega do produto após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, anote o motivo da recusa no recibo e não receba o produto.
9. Desconfie de ofertas e promoções muito agressivas
Não acredite em preços irrisórios. Dar desconto não é entregar de graça. Se está comprando em plataformas de vendas como Elo7, Shopee ou Mercado Livre, consulte o vendedor sobre as especificações do produto e outras informações. Observe inclusive os prazos de resposta. Lembre-se sempre de fotografar tudo o que foi acordado com o vendedor e de registrar a tela com o preço do produto. Para se resguardar de possíveis golpes, sempre filme o unboxing para ter uma prova do estado que o produto chegou à sua casa.
Não aceite ofertas que exijam:
- Compra de outro produto não anunciado que aparece somente na hora de fechar o carrinho (compras em site);
- A informação de dados pessoais e preenchimento de cadastros com informações além das necessárias ao pagamento e a entrega;
- Nunca informe senhas de bancos ou de serviços em nenhum site ou telefone;
Não se enrole!
Antes de gastar seu dinheiro sempre compare as ofertas de produtos semelhantes em diversas lojas. Não é só porque é a Black Friday que você vai dispensar a pesquisa de preços. Essa é a principal ação para fazer bons negócios. Vale até levar uma boa oferta para outra loja para negociar um desconto ainda melhor.
Leia também: 7 coisas a que você deve ficar atento antes de aproveitar as promoções
E lembre-se, o mais importante é não estourar o orçamento. Não gaste mais do que você pode ou do que planejou para aproveitar os descontos e ofertas. Compras por impulso de produtos que você não precisa nunca são um bom negócio.
Atenção!
Se você precisar sair, use máscara e respeite as medidas de prevenção contra a Covid-19 como o distanciamento e o uso de álcool em gel.