A musculação proporciona muitos benefícios para a saúde. Mas, para isso, é importante observar uma importante variável: o tempo de intervalo.
Solange treina todos os dias às 6 horas na academia. É uma aluna muito dedicada e seu corpo e seu condicionamento físico estão excelentes. Todavia, ela gostaria de obter mais resultados e me perguntou o que poderia fazer. Fomos tomar um café e conversar.
Leia também: Subir escadas é um ótimo exercício
Ela me explicou detalhadamente o seu programa de atividade física, sua rotina e seus hábitos. Tudo parecia positivamente associado e saudável. Percebi que em alguns aparelhos, em virtude de seu condicionamento e níveis de força, ela poderia colocar um pouco mais de carga — desde que ainda estivesse dentro de suas limitações e que não comprometesse a amplitude de movimento.
Solange me disse que até conseguiria, mas havia lido, em algum lugar, que o tempo de descanso precisa ser bem curto. A conversa, então, caminhou para esse assunto.
Uma questão de equilíbrio
Expliquei para ela que o tempo de intervalo entre as séries e repetições depende de muitos fatores tais como número de repetições, tipo de exercício, objetivo do aluno, condicionamento físico e a carga.
Em geral, cargas elevadas irão exigir um tempo maior de intervalo uma vez que a musculatura e o sistema cardiovascular precisam se recuperar plenamente. Existem alguns métodos de treinamento, como por exemplo, o de força pura, que exigem entre 3 a 5 minutos de intervalo.
Por sua vez, treinos que visam resistência costumam ter pouca carga e um maior número de repetições, sendo muitas vezes caracterizado por intervalos curtos, como 30 a 40 segundos. É extremamente importante haver o equilíbrio entre a carga e o número de repetições.
A importância do tempo de intervalo
Um dos principais objetivos do tempo de recuperação é a redução da frequência cardíaca, que por sinal é um ótimo indicador da saúde cardiovascular. Observar a queda no número de batimentos após o primeiro minuto de recuperação é um ótimo indicador da saúde do coração. Nunca é demais lembrar que o coração está enviando sangue — e, com isso, oxigênio e nutrientes — aos músculos durante o treino e ele precisa de intervalo para que continue atendendo a demanda metabólica.
Leia também: Saiba ouvir o que seu corpo tem a dizer
Solange lembrou que, em muitos exercícios, ela ainda está ofegante quando o tempo de intervalo termina e, muitas vezes, não consegue fazer o número de repetições que consta em seu programa. Assim, ela entendeu que, aumentando o tempo de intervalo, seria possível realizar todo o planejamento.
A musculação proporciona muitos benefícios para a saúde e para o corpo, representando um dos mais importantes tipos de atividade física. No entanto, é preciso saber que muitas variáveis estão envolvidas para que os resultados ocorram, sendo o tempo de intervalo uma das mais importantes.