Esta planta conquista as pessoas com seus ramos longos e folhas bonitas e brilhantes, mas é também um ambiente favorável a insetos.
Além de um ótimo componente para sua casa, as plantas exercem grande influência em manter a qualidade dos ambientes. Isso porque elas purificam o ar, afastam ratos e insetos, e são uma forma simples de garantir o seu bem estar.
No entanto, existe uma popular planta que vai pelo caminho contrário. A hera inglesa é uma trepadeira que pode atrair pragas para o seu lar.
Você também pode gostar:
A hera inglesa pode causar problemas à sua casa
A hera inglesa, ou Hedera helix, tem um crescimento rápido e uma densidade das folhas favorável à retenção de umidade e cria sombras. A planta também libera compostos voláteis que atraem algumas pragas. Tais circunstâncias tornam o ambiente ideal para que aranhas, pulgões, ácaros e cochonilhas se abriguem e se reproduzam.
Essas são as conclusões de um estudo publicado pela organização estadunidense FEIS (Fire Effects Information System) e reproduzido pelo site ND+.
Caso você tenha essa espécie, vale observar e usar produtos que combatam pragas caso seja necessário. Porém, ainda que seja uma planta resistente, ela se espalha rapidamente e adere a outras superfícies, o que dificulta a limpeza e remoção de insetos e ovos. Consequentemente, as chances de uma infestação em casa aumentam.
Como substituir a hera inglesa
A hera inglesa é bastante usada em vasos suspensos, cobrindo muros, treliças e pergolados. Entretanto, considerando essa questão com insetos, você pode preferir outras plantas. Assim, a Primavera (Bougainvillea), a Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis), a Falsa Vinha (Parthenocissus tricuspidata) a Jibóia (Epipremnum pinnatum) e a Alamanda-Amarela (Allamanda cathartica) são algumas recomendações para substituir a hera inglesa no seu jardim.
E existem ainda muitas outras espécies que você pode plantar na sua casa. Se tiver dúvidas em combinar diferentes plantas e em como organizar a decoração, vale consultar um paisagista! Vale ressaltar que, mesmo sem o problema das pragas, as plantas demandam dedicação e cuidado.