Viva Magenta, cor que vibra com vivacidade e vigor foi a escolhida para ser a cor do ano de 2023; entenda o motivo!
Nessa quinta-feira (1º), após a consultoria de cores, a Pantone anunciou em seu site e redes sociais "Viva Magenta" como a cor do ano de 2023. Segundo a marca, a cor vibra energia e vigor para buscar novas narrativas de vida.
"É uma sombra enraizada na natureza descendente da família vermelha e expressiva de um novo sinal de força", diz a divulgação. "Corajosa e destemida, é uma cor pulsante cuja a exuberância promove otimismo e alegria."
Leia também: 25 livros de moda que toda fashionista deveria ler
Segundo a Pantone, Viva Magenta é uma cor não convencional para tempos não convencionais e foi baseada em um dos corantes mais conmhecidos do mundo, que vem de um pequeno inseto chamado cochonilha, que lembra um besouro.
"É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a autoexpressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque."
Qual a proposta da Pantone com a escolha da Viva Magenta
A marca escolheu a cor Magenta para que o tom funcionasse tanto no mundo físco (roupas, acessórios e decorações), quanto no mundo virtual e das tecnologias. De acordo com a empresa, a cor confortavelmente encalça o virtual e o físico, evocativo do nosso mundo multidimensional, exalando o dinamismo.
"Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cocholiha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu", diz Letícia Eiseman, diretora executiba da Pantone Color Institute.
Criada pelo Pantone Color Institute, a iniciativa Cor do Ano existe há mais de 20 anos como uma forma de destacar a natureza simbólica das cores enquanto também ilustra o que está acontecendo no mundo. De acordo com a Pantone, a cor do ano é selecionada depois de uma análise de tendências e temas globais, e considera diversos aspectos como marketing, moda, mídias sociais e até mesmo política.