Muitos acidentes acontecem dentro de casa. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão tornar sua casa segura e livre de perigos.
Redação | 14 de Setembro de 2022 às 18:00
Acidentes domésticos são comuns do que imaginamos. Por isso, é bom verificar se há locais de risco em sua residência. Assim, na hora de reformar ou decorar, é preciso considerar alguns princípios básicos para ter uma casa segura. Fazer algumas adaptações pode ser necessário para se ter mais qualidade de vida, evitar acidentes domésticos e fugir de situações de risco.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas simples que vão tornar sua casa segura e livre de perigos.
Leia também: 6 dicas de organização para deixar a casa mais clean
Próximo à porta de entrada deverá sempre haver um interruptor, para evitar que se caminhe pela casa na escuridão. Se não houver, é possível ligar as lâmpadas com sensores de presença ou através de sistemas de interruptores com controle remoto.
Interruptores e tomadas em cores que contrastam com a parede são sempre interessantes. Além disso, uma pequena luz noturna, que mostra o caminho para o banheiro, dá mais segurança na escuridão.
Nas portas de vidro é importante usar vidro inquebrável, para evitar acidentes sérios em caso de colisão. Mas de qualquer forma, o vidro deve ser marcado, talvez com a ajuda de decalques ou adesivos decorados.
Se possível, opte para que todos os revestimentos do piso sejam antiestáticos, para evitar choques elétricos em campainhas ou torneiras.
Cadeiras com braços na mesa de jantar facilitam muito na hora de se levantar. Assim como assentos bem largos em sofás ou cadeiras também ajudam na hora de sentar-se e levantar-se. O mesmo vale para a cama.
Um porta-chaves e celulares deve ficar ao lado da porta de entrada, mas de forma que não seja visto por fora. Assim, não esqueceremos tão facilmente desses itens importantes ao sair.
Persianas ou rolos automáticos, que abrem ou fecham em uma determinada hora, tornam a vida diária bem mais confortável.
Adesivos especiais à prova d’água na banheira ou no chuveiro oferecem mais segurança do que um tapete de banheiro.
Um banco no boxe ou na banheira não ajuda somente os mais velhos, mas também facilita o banho das crianças pequenas. Além disso, barras de apoio fixas e próximas ajudam a entrar e a sair da banheira.
Leia também: Aprenda a limpar box de vidro de forma rápida e prática
Um chuveiro seguro tem um misturador com um comando único para a regulagem da temperatura da água, o que evita que a pessoa se queime.
Uma pia com altura regulável atende às necessidades dos grandes e dos pequenos. Além disso, para alcançar a parte mais alta dos armários da cozinha existem escadas dobráveis muito econômicas, que podem ser escondidas em qualquer canto estreito.
Se a partir de 60 cm do chão, o parapeito da sacada for transparente, permitirá que se tenha uma ampla vista. Isso pode reduzir nas crianças pequenas o desejo de subir no parapeito.
Degraus no jardim podem ser substituídos por rampas, que são de fácil acesso e melhores na hora da limpeza tanto no verão como no inverno.
Iluminar, sempre com antirreflexo, a área da entrada e os degraus do jardim para evitar tropeções na escuridão. As luminárias da casa e do jardim devem utilizar sensores de presença. Tão logo alguém se aproxime, seja solicitado ou não, a área em torno da casa ficará totalmente iluminada.
Um capacho antiderrapante na altura do piso dá mais segurança à área de entrada.
Fixar o número da casa em local bem visível da rua e de forma legível, além de manter a caixa do correio à vista, facilitam a vida não só do entregador de jornais como também do carteiro.
Em dias de chuva, moradores e vizinhos agradecem se o seu portão dispuser de uma pequena cobertura na qual se possa proteger contra a chuva ou o vento.