Para modernizar um banheiro antiquado, muitas vezes bastam apenas pequenas modificações. Confira alguns desses truques simples!
Rayane Santos | 24 de Dezembro de 2021 às 11:00
O dia começa e termina no banheiro, razão pela qual devemos decorar esse ambiente de forma que seja uma célula funcional da casa. Para modernizar um banheiro antiquado, muitas vezes bastam apenas pequenas modificações. Em outro post, falamos sobre 4 soluções fáceis para pequenos problemas no banheiro. A seguir, confira truques simples para transformar seu banheiro.
Leia também: Banheiro simples: 14 dicas para transformar a decoração
Com uma mudança nos espelhos e na iluminação, é possível renovar a decoração dos banheiros. De qualquer forma, o aposento deve ser bem iluminado e livre de sombras, pois cantos escuros dão a impressão de que o ambiente é pequeno. A iluminação do espelho deve ser indireta.
Banheiros pequenos parecem maiores se pintados com cores claras como branco, azul-claro ou bege. Se não quiser trocar ou pintar o azulejo, então opte por novos acessórios nas mesmas cores.
Um boxe novo não é difícil de instalar e faz milagres em banheiros mais antigos. O mercado oferece inúmeras alternativas de mecanismos retráteis. Em banheiros pequenos, o material preferido é o vidro.
Para conseguir paz e harmonia, deve-se expor poucos objetos. Coloque nos locais abertos apenas o que é de uso diário.
Em vez de locais abertos, onde os utensílios podem acumular poeira facilmente, dê preferência a armários debaixo do lavatório, cestos ou carrinhos fechados. Estantes suspensas também são práticas, pois cabem em qualquer lugar.
Hoje são encontrados móveis com as mais diversas superfícies, desde envernizadas até revestidas com folhas de madeira (preste sempre atenção para que a superfície seja à prova d’água).
Na toalete matinal, um relógio é bastante útil. Ele pode ser fixado no azulejo, por exemplo, com ventosas. Assim não perdemos a hora. Quem gosta de começar o dia com música pode deixar no banheiro um rádio à prova d’água.
A cortina deve combinar com a decoração do banheiro e precisa ser constantemente limpa. As cortinas de tecido que podem ser lavadas em máquinas são mais adequadas.
Belas toalhas de mão coordenadas fazem o banheiro parecer arrumado. Se o banheiro for pequeno, verifique se as toalhas não podem ser guardadas no quarto.
Se os azulejos são velhos e quebrados, suas juntas estão amareladas ou o desenho no estilo anos 70 entristece o banheiro, você não precisa trocá-los logo.
Leia também: Pequenos reparos: conheça 5 itens inusitados para consertos
Muitas vezes, limpá-los bem já ajuda. Manchas persistentes são removidas com água e amônia ou álcool. Para manchas de calcário, use vinagre. Azulejos velhos adquirem um brilho novo se forem untados com óleo de linhaça.
Recupere azulejos com pequenas rachaduras utilizando tinta da mesma cor. Misture uma pequena quantidade da tinta com cimento branco e passe uma fina camada sobre o azulejo, de forma que as rachaduras sejam totalmente preenchidas com a massa.
Para dar um aspecto renovado a certas áreas azulejadas, pinte as juntas com tinta especial (disponível no mercado). A cor da tinta deve ser compatível com o resto do ambiente. Não é apropriado usar tinta em azulejos opacos e em massa à prova d’água. Veja aqui como você mesmo pode rejuntar seus azulejos.
Os azulejos vitrificados que podem ser colados são práticos, pois aumentam o aposento. Eles também são a solução se não acharmos uma reposição para os velhos no mercado.
Se quiser reformar todos os azulejos do banheiro, você pode cobri-los com laminado de PVC ou pintá-los com tintas especiais. Se a casa ou o apartamento for alugado, converse com o locador primeiro.
Se não houver salvação para os azulejos, você pode colocar novos azulejos sobre eles. Assim, economiza tempo e dinheiro.
O melhor remédio contra o mofo é manter o local arejado, para que a umidade não se instale. Logo após o banho, retire as gotículas de água formadas pelo vapor com um pequeno rodo. Além disso, os cantos entre chuveiro ou banheira e parede azulejada devem ser limpos de vez em quando com uma solução de vinagre.
Para evitar o mofo, pinte as áreas livres da parede e do teto com tinta antimofo. Você também pode azulejar o banheiro somente até o meio, ou seja, até onde ainda possa haver respingos de água. Não azuleje as paredes até o teto. Por fim, se houver mofo, elimine a massa das juntas e preencha o espaço com uma nova massa.