Há vários tipos de persiana e cada um deles oferece algo diferente. Conheça todos eles e descubra qual o melhor para a sua decoração.
Matheus Murucci | 21 de Julho de 2021 às 13:00
Se você está decorando a sua casa e pretende colocar persianas nas janelas, provavelmente se deparou com uma enorme quantidade de opções no mercado. Realmente, não existe só um tipo de persiana, existem vários modelos disponíveis e cada um deles oferece algo diferente.
Até mesmo se você está com vontade dar uma revitalizada no visual dos cômodos da casa, trocar as persianas ou cortinas antigas por persianas novas podem resolver esse problema. O que você precisa fazer, é pensar o que você espera daquele cômodo, enquanto conforto, decoração e visibilidade, já que estamos falando de janelas. Mas se você ficou perdido na infinidade de opções, não se preocupe porque nós preparamos um guia com os tipos de persiana mais comuns, pra te ajudar a fazer essa escolha!
Também chamada de veneziana, a persiana é uma espécie de cortina em placas, que podem ter seu posicionamento mudado através de cordas laterais. Essa mudança manual facilita no controle de entrada de ar e luz. Essas lâminas podem ser de plástico, madeira ou metal.
Com a maioria das persianas, você consegue ter um controle maior do domínio da luz, de uma forma sutil. Com as cortinas, esse domínio é mais complexo, principalmente nas que têm tecido mais grosso.
Outra diferença está nos materiais utilizados. Cortinas geralmente são de pano e têm um caimento mais leve e longo, dando ao ambiente um ar mais clássico e arejado. As persianas são feitas de metal, plástico ou madeira, na maior parte dos casos, e seus aspectos são mais quadrados. Portanto, persianas dão ao ambiente uma cara de ambiente sério e moderno. Mas isso não são regras absolutas, você pode construir um ambiente arejado usando persianas também, por exemplo.
A principal característica desse tipo de persiana é a praticidade dela. Abertas de baixo para cima, ela é fácil de manusear e instalar. Há diversos modelos como a versão blackout, que escurece totalmente um ambiente, ou em tecidos com gradações de opacidade.
Esse tipo de persiana apresenta placas grossas que se dobram quando puxadas as cordas laterais. Dão um estilo requintado para o ambiente onde são instaladas. Encontrada em diversos tipos de materiais, você pode escolher se quer uma persiana mais grossa ou fina, por exemplo.
É uma das persianas que melhor dá para regular a passagem de luz. Esse tipo de persiana se abre lateralmente, é indicada para portas e janelas largas e altas. Fica ótimo em ambientes onde desejamos versatilidade de iluminação no dia a dia, como salas ou quartos.
Esse tipo de persiana pode ser aplicada em diversos lugares. Na imagem, vemos como um ambiente de escritório fica com ela. Cômodos domésticos também podem usar e abusar dela. Controle de luz é um dos pontos fortes da persiana horizontal.
Em tradução literal “visão dupla”, essa persiana tem um mecanismo que permite ver o exterior da janela sem que precise abrir todo o rolo de placas. Muito escolhido por empresas ou pessoas que prezam por privacidade e segurança. Essa persiana pode ser aberta por motor ou pela cordinha lateral.
A principal característica dessa persiana é ela vedar por completo a entrada de luz. É recomendada para espaços onde a iluminação artificial dá conta do recado, como escritórios e consultórios clínicos. Se você gosta de privacidade, essa é uma ótima saída.
Persianas de madeira ou bambu podem ser uma escolha para ambientes onde se quer uma aparência rústica e aconchegante. Existe em várias tons de cor e modelos diferentes. Você encontra modelos mais simples, como esse da foto, como outros mais elegantes. Vai do seu gosto!
Esse modelo tem um diferencial: a abertura da persiana pode ser feita por cima ou por baixo, diferentemente das tradicionais, onde só pode se abrir por baixo. É recomendada para quem gosta de manejar o controle de luz no cômodo. Garante uma boa sensação de privacidade e, por isso, é muito utilizada em banheiros com janela.
Esse modelo traz grandes painéis no lugar das pequenas placas. Esses painéis podem ser sobrepostos e, dessa forma, você consegue condicionar quanto de luz externa entra pela janela. A persiana em painel é muito usada em janelões e áreas onde se precisa de grande cobertura.
É um tipo leve de persiana, geralmente produzida em tecido sintético. Usadas para ambientes onde se quer trazer suavidade, como no quarto de bebê, por exemplo. O tecido produz um efeito que acentua a leveza quando acionado para descer ou subir. Encontra-se em várias cores.
Bom, agora que você já conhece todos os tipos de persiana, veja também 6 dicas de como limpar janela de alumínio!