Tapete higiênico ou jornal? Confira os prós e os contras e descubra o que é melhor para o seu pet e para a sua casa!
Paula Vieira | 5 de Março de 2021 às 19:00
Pais de pet de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas em relação ao seu novo animal de estimação. E não é diferente na hora de definir onde e como será o banheirinho do cachorro. Enquanto algumas pessoas usam o jornal para que o cão faça as necessidades, outras preferem optar pelo tapete higiênico. Mas qual é a melhor opção?
A vantagem do jornal se dá principalmente pela economia, já que muitas pessoas recebem os cadernos em casa ou conseguem o formato impresso gratuitamente em bancas ou com conhecidos. Também é uma opção considerável para momentos de emergência. Mas pode não fazer bem para o animal.
O jornal é feito com um papel fino e que tem pouca capacidade de absorção. Por isso, ele não evita tanto o trabalho na hora de limpar as necessidades do animal, já que o xixi vai atravessar o papel e sujar o chão.
Além disso, o cachorro pode sujar as patas com a urina e fazer aquelas marcas indesejáveis pelo chao da casa. Outro problema é a tinta do jornal. Quando é molhada e entra em contato com o animal, ela pode não só sujar ou manchar a pele dele, como pode também gerar alergias.
O tapetinho higiênico é encontrado em tamanhos diferentes e nas formas descartável e lavável. Então, você pode escolher um menor, caso o seu cachorro seja pequeno. Além disso, ele tem grande poder de absorção porque é feito com material semelhante ao da fralda dos bebês, e não permite que o xixi atravesse e suje o chão.
Outro ponto positivo é que o tapete higiênico ajuda a neutralizar o cheiro e facilita na hora de ensinar o animal a fazer as necessidades no lugar certo, porque você pode utilizar sprays criados justamente para ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô naquela área.
Apesar de ser um produto que precisa de investimento financeiro, o tapete dificilmente vai causar alergias no animal e, por ser forrado com material impermeável, facilita muito na hora da limpeza.
Na maioria das vezes, você vai apenas removê-lo, enrolar e jogar no lixo e o chão vai continuar limpo. Mas, de qualquer forma, é sempre bom passar aquele desinfetante na área após a troca.
Se você está tentando ensinar o seu cãozinho a usar o banheiro, é preciso deixá-lo à vontade e ter muita paciência. Brigar não é a solução.
Caso o animal faça as necessidades no lugar errado, você deve colocá-lo no tapetinho. Assim como é bom levá-lo até a área do cocô após as refeições e esperar que ele faça o que precisa, para se acostumar. Recompensas, como biscoitinhos, quando ele fizer tudo certo também é uma ótima forma para ensinar.