Sua geladeira pode ter boas condições de funcionamento com um pouco de esforço. Confira aqui como resolver diversos problemas!
Redação | 24 de Janeiro de 2022 às 11:00
Deixar a comida a baixas temperaturas a mantém própria para consumo por mais tempo e preserva os nutrientes. Um problema com a geladeira aparecerá na conta de luz, mas, o que é mais sério, pode pôr a saúde em risco. Não se arrisque: geladeiras podem ter boas condições de funcionamento com um pouco de esforço. Confira a seguir como resolver diversos problemas que refrigerador pode estar passando.
Leia também: 5 coisas para você ficar ligado antes de escolher a geladeira
Mesmo pequenos desvios em relação às temperaturas de armazenagem recomendadas podem fazer com que a comida estrague. Infelizmente, muitas geladeiras têm unidades de controle com uma escala arbitrariamente numerada (por exemplo, de 1 a 6, do mais quente para o mais frio). Se você suspeitar que sua geladeira ou freezer está quente (ou frio) demais, sua primeira tarefa é medir com precisão a temperatura com um termômetro para geladeiras (veja à direita). Então, tente o seguinte:
1. Regule o controle do aparelho para uma temperatura menor. Faça um pequeno ajuste, e então verifique a temperatura com um termômetro no dia seguinte. Repita a operação até chegar à temperatura desejada. Use uma caneta à prova d’água para marcar o melhor ponto no seletor para poder voltar a ele caso algo o mova.
2. Afaste a geladeira da parede e aspire a poeira e as teias de aranha das grades de metal traseiras, passando levemente o acessório de escova do aspirador de pó.
3. Portas que não vedam podem forçar a geladeira. Verifique a vedação colocando uma folha de papel entre a porta e ela. Ela deve ficar presa; caso não fique, limpe a borracha com detergente. As dobradiças da porta podem ter cedido com o tempo, desalinhando a porta e a geladeira e abrindo uma brecha. Para realinhar a porta, solte os parafusos das dobradiças com uma chave de fenda, segure -a de modo a alinhá-la e reaperte os parafusos.
A luzinha da geladeira pode aquecer significativamente o que estiver lá dentro se deixar de apagar quando você fecha a porta. Use uma faca cega para levantar a vedação da porta quando esta estiver fechada. Se conseguir ver alguma luz, o interruptor provavelmente está emperrado ou desalinhado, e precisará ser consertado.
O acúmulo de gelo reduz o espaço da geladeira e a torna ineficiente. Isso pode ser evitado limpando-se regularmente as grades traseiras e verificando as vedações das portas.
Não coloque comida quente na geladeira. Ela aquecerá o que estiver lá, e o vapor d’água liberado se condensará, formando gelo. Além disso, regule o controle de umidade da geladeira (se ela possuir um). Um ajuste mais baixo reduzirá o acúmulo de gelo.
Muitas geladeiras têm descongelamento automático, o que significa que o resfriador é aquecido periodicamente para derreter qualquer gelo que tenha se formado em sua superfície. A água escorre por um pequeno orifício de drenagem na parte de trás da geladeira. Este orifício pode ser bloqueado por partículas de comida ou poeira, e a água se acumulará, então, no fundo do aparelho.
A solução é simples: use um palito de madeira ou cotonete para retirar quaisquer detritos do buraco e, então, despeje uma xícara d’água quente pelo orifício para garantir que ele fique limpo, e seque bem o fundo da geladeira com um papel-toalha.
Uma lâmpada queimada é a causa mais provável para uma geladeira escura. Retire a tampa transparente e troque a lâmpada. Se não resolver, concentre-se no interruptor da porta. Limpe-o com jatos de ar comprimido ou com um limpador específico para contatos elétricos. Teste a luz novamente.
Também é possível que a porta possa ter cedido nas dobradiças, sem fazer contato com o interruptor da luz. Realinhe a porta e o corpo da geladeira.
Leia também: 10 dicas para guardar alimentos na geladeira com segurança
Se a porta não fica fechada, suba os pés da frente dando duas voltas na regulagem (se possível) ou coloque dois calços bem finos sob eles para que a geladeira se incline para trás, fazendo a porta fechar ao mais leve empurrão. Não exagere: o aparelho deve ficar o mais nivelado possível.
Isso pode levar horas, especialmente se o tempo estiver frio. Tire o freezer da tomada e esquente água numa panela, sem ferver. Coloque -a dentro do freezer sobre um descanso de travessa e feche a porta. Deixe a panela lá por cinco minutos antes, reaqueça a água e coloque-a de volta no freezer. Repita a operação até o gelo ter derretido.
A maioria das geladeiras tem apenas um mecanismo de refrigeração para os compartimentos de resfriamento e de congelamento. Então, se o resfriamento está funcionando, mas o congelamento não, é provável que haja um bloqueio no duto de ar entre os dois (possivelmente um saco de pães de queijo ou uma caixa de nuggets).
Olhe dentro do freezer e você verá um orifício de 3 a 5 centímetros, muitas vezes protegido por uma grade de plástico: é a entrada de ar frio. Mantenha a abertura e a área em torno desobstruídas para que o ar flua. Algumas geladeiras mais sofisticadas têm sistemas de refrigeração separados para resfriamento e congelamento; em tais modelos, problemas persistentes precisarão de um conserto profissional.
Legumes precisam respirar. Assim, não os guarde hermeticamente embrulhados em plástico; é melhor um saco aberto ou perfurado. Mantenha-os longe do fundo da geladeira, onde o ar mais frio passará por eles. A maioria dos legumes durará mais na geladeira, mas batatas e cebolas devem ser guardadas fora dela, em local fresco e escuro para retardar o brotamento.
Os anos de funcionamento podem pesar na geladeira: peças podem afrouxar e fazer um barulho persistente e irritante.
Certifique-se de que a geladeira esteja nivelada. Ajuste a altura dos pés da geladeira girando-os no sentido horário (para erguer) ou anti-horário (para rebaixar). Verifique com um prumo se ela está nivelada.
Se o barulho persistir, desplugue a geladeira da tomada e afaste-a da parede. Identifique o compressor, um mecanismo grande e em formato de cuia na base da parte de trás. Às vezes ele se encontra atrás de um painel removível. O compressor é fixado no corpo da geladeira por parafusos grossos ou por encaixes simples. Aperte as travas para que o compressor não vibre ao funcionar. Aproveite para aspirar a área em torno do compressor e a hélice de resfriamento sob a geladeira; isso ajudará a geladeira a funcionar de forma mais eficiente.
Com o tempo, as paredes da geladeira absorvem o cheiro dos alimentos. Estes odores podem estragar a sua comida, mas podem ser neutralizados com eficácia.
Leia também: Como limpar mofo de parede e outros objetos
Desligue a geladeira e remova o conteúdo. Faça uma mistura meio a meio de água e de vinagre branco, e use para limpar as superfícies internas da geladeira.
Se a geladeira não tiver sido usada por muito tempo e o cheiro for mais persistente, retire qualquer alimento da geladeira. Faça bolas de papel -jornal e as umedeça ligeiramente com água; então, mantenha a geladeira ligada normalmente por alguns dias. Retire o papel e limpe a geladeira com vinagre antes de rearmazenar a comida.
Se sua comida congelada parece cinza e tem aspecto de couro, ela sofreu queimaduras de frio, que descolorem e ressecam os alimentos.
Mantenha o freezer cheio. Conforme usa os alimentos congelados, substitua -os por itens não perecíveis, como arroz e farinha, para ocupar o espaço livre, ou encha parcialmente alguns recipientes abertos de plástico com água e coloque-os no freezer. Além disso, certifique-se de que a comida fique em recipientes selados.
A maioria das máquinas de gelo domésticas tem um braço fino de metal suspenso sobre a bandeja de gelo. Seu trabalho é dizer ao freezer quando fazer mais gelo. Quando a bandeja está cheia, o braço levanta e a produção de gelo cessa. É fácil esbarrar neste braço, então puxe-o gentilmente para baixo e você verá gelo em cerca de uma hora.