Acredita-se que cerca de 100 pessoas morram atingidas por raios no Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emetiu nesta terça (29) um alerta amarelo para chuvas intensas. Não é o primeiro alerta do mês de outubro, visto que mais para o início do mês mais de 2 milhões de pessoas ficaram sem energia elértrica devido às tempestades.
Portanto, além de acompanhar a previsão do tempo é importante estar ciente de alguns cuidados para tomar no caso de temporais e garantir sua segurança.
Você também pode gostar:
Tempestades são perigosas
O fato de tempestades serem capazes de causar danos à saúde das pessoas ou à integridade dos objetos já é conhecido, pois esses fenômenos são caracterizados por chuvas e ventos intensos e raios. Porém, como a probabilidade de ser atingido diretamente por uma descarga elétrica é de cerca de 1 para 1 milhão, algumas pessoas acabam correndo riscos desnecessários. Por isso, é fundamental destacar que os maiores riscos estão associados aos efeitos indiretos ou secundários de um raio.
De acordo com a Defesa Civil do Rio de Janeiro, a corrente do raio pode causar sérias queimaduras e danificar o coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo. Embora ficar em local aberto durante uma tempestade seja mais perigoso, isso não significa que estar em casa seja 100% seguro.
Os raios podem viajar através de canos, logo, a recomendação é evitar contato com qualquer cano e água corrente no caso de temporal. Além disso, no Brasil o tipo mais comum de chuveiro é o elétrico, que também conduz energia e cujo contato não é indicado durante esses fenômenos meteorológicos.
Dessa forma, conclui-se que tomar banho, lavar louça ou usar dispositivos ligados na tomada são ações que podem colocar sua saúde em risco, então é melhor esperar a tempestade passar.