O ovo é uma proteína amplamente consumida nas refeições, e apresenta diversos benefícios para a saúde das pessoas. Sua casca, porém, acaba sendo descartada pois muitas pessoas desconhecem os efeitos positivos que ela tem para as plantas.
A casca de ovo é rica em cálcio, que trata-se de uma substância essencial para o crescimento saudável de uma planta, logo é um ótimo adubo! Mas deve-se ter alguns cuidados antes de usá-la em seu jardim, caso contrário as espécies podem ser prejudicadas.
Você também pode gostar:
Benefícios da casca de ovo no jardim
Os nutrientes presentes na casca de ovo ajudam a moderar a acidez do solo, facilita a divisão celular, auxilia no transporte de células e também confere maior resistência às plantas para lidar com desafios ambientais. As informações são do site Aue Paisagismo.
Cabe ressaltar que a fertilização é a única forma das plantas que crescem em vasos receberem os nutrientes essenciais, uma vez que não estão em contato direto com o solo. Desta maneira, o cálcio contribui para o crescimento das raízes e absorção de outros micronutrientes, segundo o Casa Vogue.
Como preparar as cascas de ovo para fertilizar as plantas
A jardineira e paisagista, Tati Corazolla, explicou ao Casa Vogue que para preparar o adubo você deve secar bem as cascas ao ar livre ou no forno em baixa temperatura. Depois é só triturá-las no liquidificador. A especialista ressalta que é fundamental certificar-se de que as cascas estão bem secas!
Para aplicar o fertilizante nas plantas, use 1 grama do pó para cada litro de substrato.
“Não ultrapasse a quantidade recomendada pois o excesso de cálcio pode tornar o substrato alcalino, o que prejudica o amadurecimento das espécies”, salientou Tati.
Você pode repetir a aplicação do adubo a cada 6 meses, respeitando o intervalo necessário para a saúde das plantas! As cascas de ovo funcionam em qualquer tipo de planta, sem restrições, e têm o poder de deixar o seu jardim o mais incrível possível.