Confira estas dicas de como se livrar das larvas do mosquito da dengue e proteja a sua família
A dengue é uma doença séria transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Uma das melhores formas de prevenir a doença é eliminar os locais onde o mosquito deposita seus ovos, que geralmente são recipientes com água parada. Aqui estão algumas dicas simples e eficazes para acabar com as larvas do mosquito da dengue usando água sanitária.
Leia também: Quem tem dengue pode contaminar outra pessoa? Entenda como funciona a transmissão da doença
O que colocar na água?
Para cada 5 litros de água parada, você pode adicionar uma colher de sopa de água sanitária ou adicionar 2 ml de água sanitária por litro de água parada para combater as larvas do mosquito da dengue. Trate os criadouros de água parada com água sanitária semanalmente para manter a eficácia da solução. Lembre-se que essa ação deve ser complementar à remoção e proteção dos potenciais criadouros.
Outra opção é usar sal de cozinha, adicionando duas colheres para cada litro de água parada. Essas substâncias ajudam a eliminar as larvas do mosquito, tornando a água inadequada para a reprodução deles.
Além disso:
1. Mantenha bem fechados: caixas d'água, tambores e barris que acumulam água.
2. Armazene o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada.
3. Evite jogar lixo em terrenos baldios.
4. Se guardar garrafas ou recipientes, mantenha-os sempre com a boca para baixo.
Também é importante que você:
1. Lave regularmente os recipientes que acumulam água, como vasos de plantas, com bucha e sabão para eliminar os ovos do mosquito.
2. Use bicarbonato de sódio e vinagre nos ralos e na pia para matar as larvas do mosquito.
3. Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada e os ralos sempre vedados.
Leia também: Quanto tempo vive o mosquito da dengue e quantos ovos ele pode colocar?
Lembre-se sempre de seguir as instruções de uso e segurança ao manipular produtos químicos, como a água sanitária. Com essas medidas simples, você pode ajudar a reduzir a proliferação do mosquito da dengue e proteger a sua família contra essa doença.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!