Veja algumas dicas para que o compromisso de passar roupa seja o mais prático e rápido possível com simples mudanças de hábitos.
Mariana Valle | 22 de Outubro de 2021 às 11:00
Passar roupas pode não ser uma das suas tarefas domésticas favoritas, mas você pode facilitar essa atividade e manter suas roupas impecáveis sem mistérios.Com os modernos ferros a vapor, amaciantes, tábuas e outros acessórios, passar roupa é uma tarefa rápida. Com alguns truques e certo jeitinho, tanto tecidos delicados quanto aquelas áreas mais difíceis podem ser passados facilmente.
Engana-se quem pensa que o processo de passar roupa se restringe a tábua de passar. A tarefa precisa ser pensada de forma estratégica e como um todo a fim de obter roupas bem passadas. Sendo assim, veja como facilitar o processo desde a lavagem:
Experimente separar as suas roupas de acordo com o tipo de tecido e coloração antes de colocá-las na máquina de lavar. Dessa forma, você evitará problemas como manchas e fios puxados, que tendem a atrapalhar na hora de passá-las. Além disso, use sempre amaciante na lavagem. Sendo assim, além de obter roupas mais macias ao toque, também facilitará o processo de passar roupa, deixando menos marcas de amassados.
Pendure as roupas no varal e deixe a gravidade agir sem interferência. Nesse sentido, será mais fácil passar tecidos de algodão, incluindo camisas e blusas. Para facilitar ainda mais, experimente pendurar a roupa direto no cabide. Dessa forma, a roupa voltará ao seu aspecto original ainda no varal.
Caso opte por não secar a roupa naturalmente ao Sol, você pode conservar sua umidade com o auxílio de um saco plástico. Mas, cuidado para deixar a roupa recém-lavada mofar dentro do saco plástico. Só utilize esse método caso as roupas não estejam encharcadas e você queira terminar de secá-las logo em seguida com o ferro de passar. Sendo assim, a umidade deixará o tecido mais maleável, facilitando o trabalho do ferro.
Veja também: Aprenda a evitar 3 erros comuns na hora de lavar a roupa.
Faça a limpeza do ferro a vapor. Um produto limpante pode ser feito, sem muita despesa, da seguinte forma: 100 ml de vinagre e 100 ml de água. Misture os dois ingredientes e despeje-os no reservatório do ferro. Ligue o aparelho e aguarde até que comece a soltar o vapor. Desligue. Deixe agir durante uma hora e esvazie o reservatório, lavando-o bem com água limpa.
Verifique as informações do fabricante. Mas, em geral, para limpar o seu ferro de passar basta utilizar uma palha de aço para remover possíveis resíduos. Ainda assim, caso precise de uma limpeza mais pesada, experimente borrifar um pouco de vinagre em um pano úmido e passe na base do seu ferro. Isso será suficiente para limpá-lo. Ademais, essa mistura com vinagre irá contribuir para que o ferro deslize mais facilmente sobre a roupa.
Confira também: Como limpar seu colchão
Sempre comece a tarefa de passar pelas roupas que precisam de menor temperatura. Dessa forma, comece pelos tecidos delicados e roupas de algodão. Nesse sentido, deixe as calças jeans e roupas de cama por último, já que exigem uma temperatura maior do ferro para serem bem passadas. Utilizando a temperatura correta do ferro, você não terá roupas queimadas. Ainda assim, caso tenha receio de queimá-las, teste a temperatura em um canto do lado avesso da roupa.
Uma tábua de passar roupas com regulador de altura evita a dor nas costas. Além disso, você pode utilizar a tábua durante todo o processo de passar roupa. Portanto, encaixe a roupa na tábua assim como na foto acima. Sendo assim, você não amarrotará um lado quando estiver passando o outro. Para agilizar o processo, ponha papel-alumínio sob a capa da tábua de passar, pois ele reflete o calor do ferro.
Não pressione muito o ferro sobre o tecido e passe com movimentos regulares. Comece a passar pelas mangas e golas, sempre seguindo a costura. Evite encostar em bordados e aplicações de estampas. Assim que acabar de passar a roupa, deixe-a arejar um pouco antes de guardá-la no armário, para evitar manchas de bolor. Vale lembrar também que nem toda roupa precisa ser passada, por exemplo, as toalhas de banho. Ao passá-las, a alta temperatura estimula o enriquecimento das fibras do tecido, fazendo com que as toalhas fiquem mais duras e ásperas.
Caso você use ferro a vapor, deixe o vapor sair de duas a três vezes para que os resíduos de calcário sejam expelidos. Ademais, prefira sempre utilizar água filtrada no ferro para evitar que resíduos se acumulem, prejudicando o funcionamento e deixando as roupas manchadas.
Para passar as roupas mais rapidamente, umideça-as utilizando um borrifador com a mistura seguinte mistura:
Atenção! A receita renderá uma grande quantidade de produto, então armazene em recipiente bem fechado e longe do Sol. Assim, você deixará as suas roupas bem cheirosas e bem passadas por mais tempo.
Se você estiver com problemas com a secadora de roupas, veja aqui como solucionar.