Lavar as roupas de manhã e pendurá-las bem esticadas e com espaço entre cada peça são cuidados simples, mas eficazes.
Carol Peres | 11 de Julho de 2025 às 11:11
Que o inverno é marcado por temperaturas baixas e dias mais curtos todo mundo sabe. Agora, o que nem todo mundo conhece é uma forma de lidar com um problema comum dessa estação do ano: as roupas que não secam.
Com a ausência do sol, as peças tendem a demorar mais para secar. E não pense que guardá-las ainda úmidas é a respostas, pois isso apenas favorece o mofo e o mau-cheiro. Você também não precisa obrigatoriamente de uma secadora para garantir roupas limpas e secas, alguns cuidados simples já te ajudam a resolver essa questão.
Lembre-se de ter atenção às etiquetas de cada peça, que podem exigir cuidados específicos. E se você está com algumas roupas no armário que ficaram com um cheiro desagradável, aprenda a tirá-lo nesta matéria aqui.
A especialista em organização Carol Rosa explicou à Folha de S. Paulo que o ideal é lavar as roupas de manhã, pois ao meio-dia, quando o sol está mais forte, as peças já estarão estendidas. Isso vai ajudar a acelerar o processo de secagem.
Acompanhe sempre a previsão do tempo, e aproveite aqueles dias de mais sol para lavar aquelas peças mais difíceis, como casacos ou roupa de cama!
Avalie as condições das suas roupas. Prefira lavar as roupas que você usa mais na sua rotina e que precisem da higienização. Por exemplo, os casacos não precisam ser lavados logo após o uso. Dessa forma, a espera pela secagem é mais tranquila.
O site da Ypê recomenda também passar as roupas pela centrifugação mais de uma vez para remover o máximo de água possível. Porém, aqui é importante estar atento às orientações da lavagem e secagem que vêm na etiqueta de cada item para evitar possíveis danos.
Outra forma de remover o excesso de umidade é envolver a peça com uma toalha antes de colocá-la no varal. Não pendure a roupa com a toalha, pois cobrí-la com outro tecido poderia atrapalhar a secagem.
Caso você esteja com pressa, usar um secador de cabelo ou ventilador também pode ajudar a acelerar o processo.
Segundo o site Notícias Gazin, pendurar as roupas em cabides também acelera a secagem. Nos cabides, as peças ficam mais esticadas e mais expostas ao vento.
Por fim, o site Sansil explica que você deve deixar um espaço entre as roupas que estão estendidas. Dessa forma, você evita a sobreposição dos tecidos e o acúmulo de umidade.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como garantir roupas limpas e cheirosas mesmo no frio, compartilhe essa matéria com quem também sofre com as peças que nunca parecem secar no inverno!
Você está guardando suas roupas de frio da forma errada? Veja como conservar melhor
Como lavar roupa na mão rápido: 5 passos para não perder tempo
Roupa com mau cheiro? Pode ser a máquina de lavar; veja como limpar
Aprenda a evitar 3 erros comuns na hora de lavar roupa