Você já se deparou com alguma torneira pingando ou vazando e achou que o problema está no encanamento? Pois é, pode ser algo mais simples...
Redação | 2 de Outubro de 2022 às 12:00
Todos nós já nos deparamos ou tivemos em nossas casas, alguma torneira pingando ou vazando. E nestes casos é comum pensarmos que será preciso efetuar grande e/ou complicada obra. Certo? Mas nem sempre o problema está no encanamento. Por vezes, basta um simples reparo de torneira.
Quando a torneira está pingando ou vazando, pode ser mais que irritante. Ela também é capaz de manchar sua pia e desperdiçar muitos litros d’água. Além disso, também pode gerar aquele ruído musical incomodo. Como se a torneira estivesse cantando.
Caso seja o seu caso. Não se desespere! A solução pode ser muito simples, porque na maioria das vezes é um problema na arruela ou cartucho da torneira. Sendo assim, o que é preciso fazer?
Em primeiro lugar, é importante destacar que existem diferente tipos de torneira. Portanto, você deve compreender qual é a torneira em questão. Ok?
As torneiras mais comuns são, as tradicionais. Estas são aquelas em que ao girar a manopla da torneira roda-se uma haste que pressiona uma arruela contra o fundo, ou sede, da torneira para controlar o fluxo d’água.
Já as torneiras modernas, permitem a água passar com um quarto de volta. Isto é, elas utilizam placas de cerâmica localizadas dentro do cartucho para executar o controle do fluxo d’água.
Dito isso, vamos ao que interessa!
Leia também: Como consertar porta, janela ou tranca emperrada
Em primeiro lugar, feche o registro da água. Mas caso você não tenha ele, drene o sistema. Depois, abra a torneira e deixe a água restante transcorrer. Adiante, tampe a pia para não correr o risco de algum objeto pequeno cair.
Utilize a chave de fenda de ponta chata para retirar a tampa superior da torneira. Em seguida, remova o parafuso que segura a manopla na haste. Atenção! Geralmente torneiras com haste ascendente tem uma cobertura de metal sobre o castelo. Feito isso, desatarraxe-a usando a chave inglesa. Na sequência, enrole um pano na cobertura metálica.
Nesta etapa, você irá encontrar uma porca. E em torneiras de quarto de volta, esta peça prende o cartucho que possui os discos de cerâmica. Nas torneiras de arruelas convencionais, esta é a porca do castelo. Agora, com cuidado, porém, segurando firme a pia, utilize a chave-inglesa para soltar esta porca. Geralmente ela gira no sentido anti-horário.
Se a torneira em questão for uma torneira de quarto de volta, visite uma loja e compre o substituto. Detalhe se é uma torneira de água quente ou fria, porque os cartuchos da esquerda e da direita são diferentes.
Caso a arruela seja de borracha, você a encontrará no limite da haste. Geralmente ela só está ali para fazer pressão, mas pode ser que a sua esteja fixada por uma porquinha. ok? Então basta pegar sua arruela antiga e levar na loja para comprar uma nova. Ao retornar, encaixe a nova arruela.
Agora é a hora de remontar sua torneira. Depois disso, lembre-se de reabrir a água. Talvez você escute um barulho quando o ar passar pelo canto, mas é normal. Em instantes estará tudo silencioso e seco novamente.
Mas caso nossas dicas sejam pouco satisfatórias para você. Recomendamos o vídeo abaixo, realizado pelo canal Agiliza lAB, por Mari Pavan:
A primeira dica nesse sentido é, sempre verificar se fechou devidamente as torneiras da casa. Mas além disso, você precisa se atentar para não apertar exageradamente a torneira. Porque, ao apertar demais você pode levar sua torneira ao desgaste prematuro.