A tendência das roupas chegou também na decoração das casas. Venha entender tudo sobre o quiet luxury.
O quiet luxury é sobre saber como arrumar a sua casa com poucos elementos, mas que todos juntos passam aquele ar de casa de rico. Essa é a tendência do ano que vai marcar a forma que construímos espaços sofisticados e luxuosos, muitos designers de interior junto com arquitetos têm adotado o método. Saiba aqui nessa matéria como o diferencial de escolher os materiais da sua casa a dedo podem mudar todo o estilo de um ambiente.
Você também pode gostar de:
O que é o quiet luxury?
O quiet luxury, também conhecido como low-key luxury, é apontado pela consultoria WGSN como uma das grandes tendências de 2024 e 2025 na decoração. Esse conceito de "luxo discreto" valoriza espaços sofisticados com elementos selecionados cuidadosamente.
Em termos de moda, é como Shiv Roy da série Succession usando caxemira cor de caramelo. No design de interiores, isso se traduz em uma cortina de linho marfim perfeitamente drapeada, uma poltrona revestida de veludo mohair, ou uma mesa de jantar de madeira artesanal.
O que todos esses exemplos têm em comum é o foco em materiais naturais e discretos, em vez de um design chamativo. O luxo reside na experiência de habitar o espaço e no impacto que ele causa na pessoa.
"Para mim, o quiet luxury transmite opulência sem sobrecarregar os sentidos", afirma a designer de interiores Helena Clunies-Ross, que já trabalhou em hotéis e residências de luxo ao redor do mundo. "É uma filosofia de sussurrar luxo, em vez de gritar. É como a meditação, onde você cria espaço na mente para aquele momento existir."
Como adicionar o quiet luxury na decoração?
A principal característica desse conceito é evitar excessos para criar um ambiente refinado, mas despretensioso, acolhedor e que promova uma sensação de bem-estar. Materiais duráveis e de alta qualidade, como madeira maciça, mármore, seda e linho, são super valorizados nas casas de quem adota a tendência.
A paleta de cores inclui tons neutros e suaves, como branco, cinza, fendi e terracota, complementados por móveis assinados e obras de arte. Além disso, são utilizadas soluções práticas e inovadoras, como sistemas de automação e piso aquecido, que mantêm o alto padrão sem comprometer a estética do ambiente.
Fontes: Casa e Jardim e Casa Vogue.
Gostou de saber mais sobre as novas tendências de decoração? Confira também: 15 ideias de como usar o bordado na decoração de sua casa.