Entenda o período ideal para trocar as toalhas de banho, garantindo higiene e segurança para a sua casa.
Luana Viard | 2 de Maio de 2024 às 19:00
Trocar regularmente sua toalha de banho é crucial para manter a higiene e prevenir a proliferação de bactérias. Mas você sabe qual é exatamento o tempo ideal para realizar a troca de toalhas de banho? Venha entender.
Selecionamos informações essenciais e algumas dicas sobre com que frequência você deve trocar sua toalha de banho para garantir uma rotina saudável.
“A frequência pode variar, mas uma estimativa é cerca de uma vez por semana“, afirma a dermatologista Analupe Webber, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul (SBD-RS), para o site saúde abril.
Porém, profissionais apontam que algumas particularidades na saúde podem fazer com que o tempo de troca precise der diferenciado. “Pacientes com foliculites ou outras doenças infecciosas de pele precisam trocar com mais regularidade”, reitera a profissional para o site.
Não é recomendado se secar com toalhas ainda molhadas. Vale redobrar a atenção com mau cheiro, que é um sinal importante de que chegou a hora de lavar as toalhas de banho.
Em muitas situações, a prática de trocar a toalha diariamente, que em algum momento já foi sugerida, é excessiva. No entanto, uma exceção se aplica a indivíduos com condições de pele infecciosas, como a escabiose, vulgarmente conhecida como sarna.
A infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês, aponta que a toalha de baho pode ser uma fonte de contaminação de um indivíduo para outro.
“Estudos relatam surtos de infecção de pele por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus em indivíduos de clubes de esporte que compartilharam toalha, por exemplo. Uma primeira recomendação é cada um ter a sua, como item de higiene pessoal." reforça a profissional.
Entre uma lavagem e outra, tomamos muitos banhos! Afinal, como cuidar da toalha de banho neste tempo? Profissionais apontam que entre um banho e outro, a toalha deve ficar em ambiente arejado e preferencialmente aberto.
As informações são da Veja Saúde.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!