Quando trocar o tênis de corrida? Veja dica de especialistas

Essa matéria é pra você que usa o mesmo tênis de corrida há 10 anos. Saiba porque você tem que trocar!

Esther Ramos | 8 de Outubro de 2024 às 17:56

Entenda quais são os sinais que indicam que já chegou a hora de trocar seu tênis. - Witsanu Patipatamak/ iStock

O tênis é o primeiro acessório que qualquer pessoa compra quando começa a praticar a corrida, seja a de rua ou na esteira. Eles são indispensáveis para garantir conforto e segurança na hora de competir em um prova ou nos treinos. A paixão dos corredores por seus tênis pode ser tão forte que muitos tentam prolongar ao máximo a vida útil do seu tênis xodó.

No entanto, é fundamental saber quando é hora de trocar o tênis para evitar lesões e desconfortos na hora da corrida. Os fabricantes geralmente indicam que o tênis começa a perder sua capacidade de amortecimento entre 400 km e 700 km percorridos. Contudo, fatores como peso corporal, técnica de corrida, tipo de terreno e cuidados com o produto podem influenciar nasua durabilidade. Vamos entender como calcular esses fatores e discutir a importância de mudar de tênis na hora certa.


Você também pode se interessar:


Qual a hora certa de trocar o tênis de corrida?

Como já citamos anteriormente, saber o momento certo de trocar o tênis de corrida é essencial para evitar lesões e garantir que você tenha o melhor desempenho na hora de trinar. Embora muitos corredores sigam a recomendação de trocar os companheiros após percorrer de 400 km a 700 km, outros fatores também devem ser considerados.

Um deles é o estado visual do tênis: o desgaste das solas, uma entressola comprimida ou rachada, e a falta de resistência à torção são sinais claros de que o tênis perdeu sua capacidade de amortecimento e tração.

Além disso, dores musculares e articulares podem ser indicativos - sérios -  de que o tênis já não está oferecendo o suporte que você precisa na hora e correr. Os especialistas dão dicas de como testar a torção do calçado: se estiver muito maleável, chegou a hora de trocar! 

Para aumentar a durabilidade dos seus tênis de corrida, uma boa dica é alternar entre dois pares, o que evita que eles fiquem desgastados cedo! No entanto, o conforto deve ser sempre o principal critério na hora de escolher um novo tênis. A combinação de um bom ajuste, solado estável e resistência à torção garantirá que você possa praticar seu esporte de forma eficiente e sem complicações.


Confira também: Irmãos Menendez: veja como está a mansão da família hoje em dia.

tênis corrida tênis de corrida melhores tênis

Leia também

"Navio fantasma" é encontrado nos Estados Unidos; entenda

3 alimentos que te fazem envelhecer mais rápido e você não sabe

Alerta: 2,6 milhões de carros têm airbags defeituosos; saiba como verificar o seu

Cid Moreira foi da contabilidade ao jornalismo; relembre a carreira desse ícone

Acento ou assento: veja quando usar cada palavra