Com ações inseticidas e ótimas para cozinhar, essas plantas irão mudar a sua vida!
Não há susto pior do que encontrar uma barata dentro de casa. Mesmo se você não tem medo das criaturinhas, conviver com baratas não é, certamente, algo a se desejar. Por isso, muitas pessoas recorrem aos inseticidas. No entanto, há outras formas mais naturais e menos tóxicas de manter as baratas fora de seu lar. Confira abaixo 8 plantinhas que, além de possuirem diversos benefícios, também irão espantar as baratas da sua casa.
1. Lavanda
O odor exalado pela lavanda afasta diversos insetos, inclusive as baratas. Além disso, é uma planta de fácil cultivo, necessitando apenas de uma rega diária e algumas horas de sol. Você pode cultivá-las em pequenos vasos ou mesmo no solo. Dê preferência para lugares em que favoreça o transporte do aroma da flor pelo vento.
2. Crisântemo
O crisântemo também é uma ótima planta de se cultivar em casa. Além de espantar mosquitos, o crisântemo também afasta baratas e besouros. Isso ocorre devido à piretrina em sua composição, que aumenta a propriedade inseticida da planta.
3. Louro
O cultivo do louro em casa possui muitas vantagens para afastar os insetos, além de ser um bom ingrediente para receitas culinárias. O aroma exalado pelo louro também espanta as baratas. O ideal é espalhar as folhas de louro frescas nos cantos de armários e paredes para evitar a presença de insetos.
4. Alecrim
O alecrim é uma das plantas mais benefíca para a saúde e recomendada para repelir insetos em casa. Como uma erva bastante aromática, o seu odor afasta baratas e outros insetos. Você pode manter uma muda de alecrim num pequeno vaso ou espalhar seus galhos pelos cantos da casa. Além disso, incluir o alecrim em receitas e chás pode ser muito benéfico para a saúde, uma vez que suas propriedades auxiliam no controle de diabetes e no alívio de dores articulares.
5. Gerânio
A flor de Gerânio é elegante e bem perfumada, ideal para decorar a casa. O que muitos não sabem é que o gerânio também pode ser um repelente natural potente. O aroma exalado afasta baratas e outros tipos de insetos. Assim, pode ser cultivada em um pequeno vaso perto das janelas. Utilizar o óleo essencial de gerânio num difusor dentro de casa também é uma forma eficaz de espantar as baratas.
6. Tomilho
O tomilho também é um forte inseticida natural. O timol, substância presente no tomilho, é um ingrediente usado também na formulação de pesticidas pela sua característica de afastar pragas. Porém, para obter maior eficácia, é recomendado esfregar o tomilho nas mãos para liberar o seu óleo essencial, que irá afastar os insetos, assim como as baratas.
7. Arruda
A arruda já é famosa por espantar energias ruins e mau-olhado, mas você sabia que ela também é capaz de espantar insetos? Pois é, o perfume da arruda é desagradável para os mosquitos e baratas. No entanto, a planta pode ser tóxica para os pets. A recomendação de especialistas é mantê-la em um pequeno vaso em lugares altos, sem risco de seu pet alcançá-la.
8. Citronela
E por último, mas não menos importante, temos a Citronela, comumente usada nas formulações de repelentes. Além de suas propriedades calmantes e medicinais, a citronela também é conhecida por ser um excelente desinfetante e bactericida. A planta solta um cheiro cítrico que age como repelente para alguns insetos, incluindo as baratas. Também é conhecida por sua eficácia em repelir o mosquito da dengue, diminuindo os surtos da doença. Porém, como cresce em formato de arbustos, o cultivo da citronela é recomendado em solo ao ar-livre. Se você tem um quintal, é uma ótima planta para manter por perto.