O piso laminado pode ser aplicado facilmente, é de fácil manutenção e é encontrado em diversos padrões de madeira.
Thaynara Firmiano | 16 de Junho de 2021 às 17:00
O piso laminado é um tipo de piso feito com microfibras de madeira. Sua superfície é lisa e ganha uma estampa decorativa que pode ser de vários tipos. A colocação no ambiente ainda pode ser em linha reta ou diagonal, o que dá mais versatilidade ao piso.
Leia também: Piso vinílico: saiba quais são as vantagens e desvantagens
O piso laminado, se bem cuidado, tende a durar bastante. Desse modo, é necessário estar atento à umidade e ao contato direto com o Sol, objetos e móveis que possam arranhar. O cuidado deve ser diário.
Seu custo é muito mais em conta do que outros pisos semelhantes e com sua durabilidade as vantagens ficam ainda maiores.
Sua instalação é bem simples, o que realmente demora é o processo anterior à colocação do piso, pois é necessária uma preparação do piso para que ele seja colocado de forma correta. Essa preparação nos leva a outra vantagem: o isolamento térmico.
Parte da preparação da instalação do piso é a colocação de uma manta. Como resultado, essa manta faz com que o ambiente que possua piso laminado fique mais aquecido, sem aquela sensação de chão frio.
Você encontra pisos laminados em diferentes cores e padrões de madeira. Com isso, eles podem ser usados em diferentes ambientes da casa e combinam com vários tipos de decoração.
Uma das desvantagens do piso laminado é que sua resistência à água é pouca. Sendo assim, para fazer a manutenção desse tipo de piso, use um pano úmido e, em seguida, um pano seco, para evitar que a água se acumule no piso.
Outro ponto negativo é que ele não pode ficar em contato direto com o Sol. Este contato faz com que a sua durabilidade seja muito menor, por conta do risco de deformidades. Isso faz com que o piso laminado não seja uma boa opção para ambientes externos.
Se você tem um cachorro ou um gato que adoram correr pela casa, esse piso não é o ideal. Em primeiro lugar, há a possibilidade de escorregar. Assim, o piso pode ser perigoso e muito escorregadio para animais de estimação; e, além disso, a correria constante pode fazer com que o piso sofra arranhões, comprometendo, assim, a sua durabilidade. Outro ponto que pode influenciar é se o seu bichinho de estimação tiver o costume de fazer xixi fora do local indicado.
Caso não seja feita a instalação da manta acústica, o piso laminado tende a propagar muito os sons. Cada caminhar de salto, por exemplo, pode se tornar muito barulhento.