A pintura de parede degradê chegou com tudo. Confira aqui o passo a passo e veja algumas ideias.
Ana Luiza Vasconcelos | 21 de Junho de 2021 às 12:07
Existem muitos estilos e maneira para decorar a sua casa, e um dos lugares que mais necessitam de atenção nessas horas são as paredes. Pintar, desenhar, colocar papel de parede, existem muitas opções e uma nova tendência que está surgindo é a pintura em degradê.
A pintura em degradê consiste em pintar uma parede com diferentes tons da mesma cor só que com um efeito suave de transição entre as cores, mesclando-as, como se a cor escolhida estivesse realmente ficando mais clara ou mais escura.
Além disso, existem formas de ser mais criativo e ousado mesclando cores diferentes para fazer, por exemplo, uma parede que vai do rosa para o azul, passando pelo roxo.
Como fazer pintura degradê
Lista de materiais
Para realizar essa técnica de pintura de parede degradê, você vai precisar de:
5 rolos de pintura (microfibra, lã etc)
4 pincéis largos de cerdas grossas
5 bandejas plásticas para pintura
1 par de luvas
1 par de óculos de proteção
Lona ou jornal para forrar o chão
Tintas das cores selecionadas (a quantidade vai depender do tamanho da área que será pintada)
Tinta branca para diluir as tintas selecionadas
Fita crepe
Trena métrica
Lápis
Passo a passo de como fazer a pintura degradê
Forre o chão com a lona ou os jornais. Em seguida, cole esse forro no rodapé com a fita crepe, ao longo de todo o piso, tapando qualquer buraquinho por onde a tinta possa passar, manchando o chão ou o rodapé.
Antes de pintar, com a fita métrica e um lápis, faça as marcações de até onde você quer que as cores estejam “fortes” para determinar também a área do meio onde elas se mesclam. Feito isso, para começar a lidar com a tinta, coloque as luvas.
Separe duas bandejas para cada cor escolhida (total de 4 bandejas), um par com a cor 100% e outro com a cor já levemente misturada com tinta branca para obter um tom um pouco mais claro.
As cores começam em 100% no rodapé e no alto da parede e vão ficando mais fracas para o meio dela. Portanto, faça uma faixa com cada cor, aos poucos, para a tinta não secar. Então, escolha por onde começar (embaixo ou em cima) e depois repita o processo na outra parte.
Use outro rolo com a tinta diluída faça uma outra faixa, mais para o meio da parede, deixando um espaço de 3 dedos entre elas.
Com um pincel levemente embebido na cor mais clara, faça movimentos aleatórios no espaço de 3 dedos que você deixou entre as duas faixas de cor para emendá-las.
Com um rolo limpo e umedecido, mescle as cores. Passe o rolo por cima dos dois tons de cor para que a transição entre elas fique mais suave.
Feitas as duas faixas, a de cima e a de baixo, vamos para as segundas faixas de cada cor que irão se encontrar no meio. É necessário que essas duas faixas do meio sejam feitas por último, pois elas serão emendadas uma na outra e, para fazer um efeito bom, a tinta não pode secar. Repita o processo da segunda faixa para fazer a terceira. Se possível, passe o rolo com o tom mais claro, de forma mais leve para que fique ainda mais claro.
Para fazer a mesclagem entre os tons repita o processo da segunda faixa com rolo umedecido.
Para mesclar uma cor na outra, utilize pincel úmido e outro rolo limpo umedecido para que as cores possam se misturar de uma maneira bem suave.
Faça a segunda demão de tinta tentando suavizar cada vez mais as emendas; como resultado, a emenda entre os tons não deve ser percebida.
Aqui estão algumas inspirações de parede com efeito degradê