O que significa quando as folhas ficam com as pontas secas e marrons

Entenda o que pode estar deixando as pontas das folhas de suas plantas secas, marrons e com o aspecto de 'queimado'.

Thyago Soares | 19 de Setembro de 2025 às 17:00

É necessário se atentar caso suas plantas fiquem com o aspecto ressecado e amarelado. - Reprodução / Freepik

Quem adora ter plantas em casa já deve ter se deparado com um aspecto amarelado, ressecado e com as pontas em uma coloração marrom, não é mesmo? Mas calma, isso pode não significar alguma doença ou praga e na realidade, pode ser uma questão ligada a fatores de cultivo e cuidados diários. Vamos ajudar você a entender o que pode ser!

Plantas ressecadas, amarelas e com as pontas marrons, o que pode ser?

As pontas secas e amarronzadas geralmente são indicativo de que a planta está em situação de estresse! De acordo com publicação do site Better Homes and Gardens, há alguns motivos que podem estar deixando as pontas de suas plantas ‘queimadas’, entre os principais deles estão a falta ou excesso de água, a baixa umidade do ar, o uso de fertilizantes em excesso, problemas na qualidade da água usada na rega ou até mesmo a exposição ao calor excessivo.

1. Atenção na hora da rega

Um dos erros mais comuns é a rega inadequada, ou seja, tanto a falta de água quanto o excesso podem causar o ressecamento das pontas. Se o substrato fica encharcado por muito tempo, as raízes não respiram e sofrem, refletindo nas folhas. Já a rega insuficiente impede que a planta receba a hidratação necessária. 

RELACIONADAS

10 frases impactantes de filósofos brasileiros da atualidade

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

Outro ponto de atenção é para a qualidade da água utilizada, uma vez que uma água muito salinizada, por exemplo, pode acabar ocasionando na ‘queima’ das pontas das folhas de sua planta, segundo publicação do site especializado Jardineiro.

2. Atenção com a umidade do ar

Outro fator importante para a saúde das plantas é a umidade. Em ambientes internos com ar-condicionado, aquecedores ou pouca circulação, o ar seco rouba a umidade natural das folhas, deixando as extremidades ressecadas. Espécies de plantas tropicais, por exemplo, sofrem ainda mais nesse cenário!

3. Substrato envelhecido

Com o passar do tempo, mesmo recebendo todos os cuidados necessários, o substrato dos vasos tende a se compactar. Isso acontece porque ele perde parte da matéria orgânica responsável por deixar a terra leve e bem drenada, além de acumular os sais provenientes da adubação, o que pode ocasionar no aspecto queimado nas pontas das folhas da planta.

Como evitar isso?

Para manter o aspecto de suas plantas sempre bonito, se atente para a frequência da rega e adapte ao tipo de planta, sempre testando o solo com o dedo antes de molhar novamente. Mantenha a umidade do ambiente com borrifadas de água, umidificadores ou até um prato com pedras úmidas perto dos vasos. 

Prefira fertilizar com moderação e, se possível, utilize água filtrada ou de chuva nas regas! Outro ponto importante é manter as plantas longe de correntes de ar e do calor excessivo.

Compartilhe:
Decoração plantas casa e decoração plantas queimadas plantas ressecadas

AS MAIS LIDAS

4 truques para evitar que o box do banheiro fique embaçado

Saiba como tirar o "cheiro de guardado" das roupas de frio sem esforço

Vai pintar a casa? Veja 3 cores que são tendência em 2025 e você vai amar

Saiba por que você deveria enterrar as cascas de ovo no seu jardim