A falta de energia elétrica é uma situação desagradável, mas alguns cuidados podem reduzir o estresse do momento.
Carol Peres | 14 de Outubro de 2024 às 15:00
A primavera de 2024 está aí, o que significa que estamos cada vez mais perto do verão, que é uma estação caracterizada por chuvas intensas e cheia de raios. Consequentemente, as chances de um raio atingir um poste de luz e provocar quedas de energia aumentam.
Nesse sentido, é essencial estar preparado para essas situações, a fim de evitar problemas graves e até pôr a sua segurança em risco, então veja algumas dicas.
Você também pode gostar:
Essas recomendações podem amenizar o estresse de um período sem energia elétrica, algumas exigem preparação prévia, outras são cuidados para tomar após a falta de luz.
Saiba o que você deve fazer antes da queda de luz para reduzir os problemas.
Ninguém quer ser pego de surpresa e precisar ficar no total escuro até o problema ser resolvido, portanto é indispensável ter velas e fósforo, lanternas ou luzes de emergência em casa.
Não adianta ter um carregador portátil sem bateria, então deixe os dispositivos prontos para uso e não passe perrengue durante uma queda de luz.
Se você deseja proteger seu computador, pode ser interessante adquirir um nobreak. Trata-se de um dispositivo que você conecta no aparelho e fornece energia ininterrupta mesmo com oscilações ou queda total na energia. É uma boa opção para pessoas que trabalham de casa.
Para estar ainda mais preparado para uma queda de energia, vale ter uma reserva de água potável e alimentos que não estraguem rápidos, o que é especialmente útil nos casos de apagões que duram dias. Pilhas também são importantes nesse contexto.
Agora estas recomendações são para depois que a luz acabar.
Logo de cara é fundamental desconectar dispositivos eletrônicos da tomada, pois se a energia voltar em picos eles podem ser danificados.
Ilumine bem o ambiente com o que você tiver disponível, velas, lanternas ou luzes de emergência. Por isso é essencial já ter alguma opção em casa antes.
Evite abrir e fechar geladeiras e afins muitas vezes para tentar preservar a temperatura e, consequentemente, os alimentos, por mais tempo. Às vezes a energia demora para retornar.
Acompanhe a situação de comidas, medicamentos, aparelhos ou outros produtos durante o período sem luz. Se algum deles for danificado, documente e depois entre em contato com o seu fornecedor de energia, pois eles devem te dar uma indenização pelos danos.
Pode ser entediante não ter acesso à internet ou televisão, no entanto, tente não usar toda a bateria dos seus dispositivos, como celulares e tablets. Novamente, há casos em que o problema leva tempo para ser resolvido e a luz demora para ser retomada. Nesse sentido, pode ser interessante conversar com familiares, jogar jogos de tabuleiro ou mesmo ler um livro.
Por fim, você pode tentar entrar em contato com a concessionária de luz da sua região. Normalmente, as empresas oferecem uma previsão de retorno da energia, e você poderá ter uma noção de quanto tempo precisará ter cuidado.
Leia também: Banheiro fedendo? Veja 4 plantas que podem ajudar a acabar com mau cheiro
Casa inteligente: 3 produtos para modernizar sua casa gastando pouco
Márcio Garcia está vendendo sua casa: veja como é a "mansão mais cara do Brasil"
4 plantas que afastam os ratos da sua casa
3 cores para deixar sua casa mais refrescante
O que fazer se você encontrar uma câmera escondida na casa de temporada?
Alerta! Este eletrodoméstico pode causar incêndio se ficar conectado à tomada