Se o seu ar-condicionado não gela, não se desespere. Veja como consertar esse e outros problemas também com ventiladores de forma rápida e fácil.
Thaís Garcez | 6 de Novembro de 2019 às 16:00
Em um país tropical como o Brasil é comum que as casas tenham ventiladores e ar-condicionados para refrescar o ambiente nos dias mais quentes. Mas, e se o ar-condicionado não gelar? O que fazer? Não se preocupe! Geralmente, os problemas mais comuns não precisam de assistência. Um pouco de esforço e boa manutenção vão ajudá-lo a se manter confortável o ano todo.
Entretanto, existem outras formas de se manter fresco com menor custo. Isolamento, janelas e portas eficientes em termos de energia, sombra e boa ventilação podem ajudar a regular as condições de temperatura com pouco consumo de energia.
Leia também: Como refrescar o ambiente sem ar-condicionado? 9 dicas para espantar o calor
Veja algumas soluções eficientes para reparar ar-condicionados e ventiladores, e dicas preciosas para amenizar o calor da casa.
Se o ar-condicionado não dá sinal de vida, verifique se o termostato está na posição “Frio”. Caso esteja e ainda assim o ar-condicionado não funcione, verifique se o disjuntor desarmou ou se ocorreu algum curto na instalação elétrica da sua casa. Chame um técnico se nada der certo.
Se o ar-condicionado não está funcionando direito e deixa pingar água, o tubo de drenagem deve estar obstruído. O tubo normalmente se projeta do prédio ou se liga a um coletor de águas pluviais. Tente desentupir o tubo inserindo um pedaço de arame duro na abertura ou prenda uma mangueira de jardim à extremidade aberta e jogue um jato de água dentro dele para liberar.
Desconecte o aparelho da tomada, desaparafuse a grade frontal e retire os filtros. Alguns modelos requerem que os filtros sejam substituídos (consulte o manual do usuário), mas outros podem ser lavados com água morna e sabão. Deixe-os secar completamente antes de reinstalá-los. Você deve limpar ou trocar os filtros a cada dois meses no verão.
Com os filtros removidos, use a escova do aspirador de pó para limpar a poeira da serpentina do evaporador.
Leia também: Aprenda como limpar ar-condicionado split sem dificuldade
Verifique a parte externa do ar-condicionado. Com um pincel macio, limpe folhas ou outros detritos das aletas da serpentina e pode as plantas para melhorar a circulação do ar ao redor do aparelho.
Lembre-se! Quando o ar-condicionado estiver ligado, não se esqueça de fechar janelas e portas.
Mau cheiro no ar-condicionado sugere que a água está se acumulando dentro dele e permanecendo estagnada. Isso pode se tornar um criadouro de bactérias, portanto é mais do que apenas uma inconveniência.
Desligue o ar-condicionado da rede elétrica e, seguindo as instruções do manual do usuário, retire a tampa. Dentro, você verá uma bandeja de condensação – sua função é aparar a condensação que se forma dentro do aparelho. Passe uma esponja com desinfetante doméstico em toda a superfície desta bandeja.
Um ventilador de mesa que faz barulho ao girar provavelmente está com as pás desalinhadas. Para resolver este problema, desligue o ventilador da tomada e solte a seção frontal da grade – pode ser preciso desapertar alguns parafusos pequenos na borda. Normalmente, basta puxar ou girar para retirar o eixo sobre o qual as pás estão montadas, ou ele pode estar fixado com uma presilha.
Remova o conjunto do eixo com as pás e o coloque sobre uma mesa: cada pá deve tocar a superfície no mesmo ponto ao longo de sua extensão. Use as mãos ou um alicate, se o metal for muito duro, para pôr na posição correta qualquer pá que esteja desalinhada, e torne a montar o ventilador.
Ventiladores de teto ajudam a refrescar a um custo baixo. Entretanto, tornam-se ineficientes quando as pás não estão balanceadas; uma simples camada de poeira basta para desalinhá-las.
Arme uma escada firme para que você possa alcançar com segurança todas as pás. Limpe cada uma delas com água morna e sabão; proteja o carpete ou os móveis sob o ventilador com plástico antes de começar. Espere que as pás sequem e depois esfregue cera automotiva na face superior de cada uma para ajudar a evitar que o pó se acumule de novo.
Verifique se todos os parafusos que fixam as pás ao suporte central estão apertados. É importante não haver folga nestes parafusos, pois, quando apresentam uma pequena folga, a rotação do ventilador faz com que se soltem ainda mais depressa. O funcionamento do ventilador com oscilações sobrecarrega os rolamentos internos.
Leia também: Como limpar ventilador? Confira as melhores dicas
Se o ventilador ainda balança, tente trocar as posições das pás. Um par de cada vez, troque as pás adjacentes e depois ligue o ventilador em todas as velocidades disponíveis. Seja sistemático, para ter certeza de que tentou todas as opções possíveis. Numere cada pá e anote um plano: 1 com 2; 1 com 3; 1 com 4; 2 com 3 e assim por diante.
Se o ventilador continuar fora de prumo, tente prender, com fita adesiva, arruelas ou pequenas moedas na face superior das pás, perto da ponta. Experimente com diferentes pás, diferentes posições e com mais de uma moeda ou arruela, até seu ventilador girar perfeitamente em todas as velocidades.
Atenção!
Antes de começar a trabalhar num ventilador de teto, certifique-se de que ninguém o ligue por acidente enquanto você está no alto da escada. Desligue o interruptor na parede e sobre ele afixe um aviso: “Não ligue.”
Como refrescar o ambiente sem ar-condicionado? 9 dicas para espantar o calor
Aprenda como limpar ar-condicionado split sem dificuldade
Como limpar ventilador? Confira as melhores dicas
Saiba como fazer a manutenção de ar-condicionado e economizar energia no verão
Como prevenir e atenuar os calores da menopausa