O mofo, além de esteticamente desagradável, apresenta um série de problemas sérios à saúde!
O mofo é um problema comum em muitas casas! Além de esteticamente desagradável, ele pode representar sérios riscos para a saúde, afinal, o bolor libera esporos no ar que, quando inalados, podem causar alergias e problemas respiratórios sérios, como asma, bronquite e rinite. No entanto, por incrível que pareça, existem maneiras eficazes de acabar com o mofo em casa e melhorar a qualidade do ar do ambiente!
Leia também: 5 melhores aspiradores de piscina que valem o investimento.
Mofo em casa? Descubra 5 dicas para contornar o problema!
O mofo é resultado da combinação entre calor, umidade, pouca luz e má circulação de ar no ambiente, logo, todo cuidado é pouco para não sofrer com esse mal!
1. Prevenir é melhor do que lidar com o problema!
Procure sempre deixar as portas e janelas dos cômodos abertas, sobretudo nos dias mais frios. A melhor ferramenta para evitar este tipo de problema é a circulação do ar! Em dias úmidos, seque os ambiente em que há presença de água, como azulejos, box e cortinas de banheiro. Outra dica valiosa é impermeabilizar os alicerces e as lajes de cobertura antes do acabamento, tendo em vista que o bolor tende a aparecer em maior quantidade nas paredes e no teto.
2. Limpar e desinfetar é fundamental!
Caso o problema já esteja em sua casa, o importante neste momento é removê-lo para evitar que se espalhe. Com auxílio de máscara e luvas de proteção, realize a limpeza completa do local, após o processo de higienização, deixe a região secar e complemente a higienização com a utilização de produtos de impermeabilização, eles irão auxiliar na proteção contra a umidade, impedindo que o problema venha a aparecer de novo.
3. Identifique a origem do problema
Ainda que na maioria dos casos o mofo seja causado no próprio ambiente é necessário investigar a origem, pois, certas vezes, ele pode ter origem externa! Sendo necessário imperbeabilizar paredes externas e lajes para evitar que a água percorra até sua casa.
4. Produtos antimofo são uma opção
No mercado, existem produtos antimofo disponíveis que podem auxiliar a prevenir o crescimento do bolor. Por geralmente conterem substâncias que inibem o desenvolvimento de esporos de mofo, despeje-os em áreas propensar a sofrer com o problema.
5. Não hesite em pedir ajuda profissional!
Ainda que muitas pessoas acreditem ser capazes de resolver o problema por conta própria, melhor evitar quando o mofo for grande demais. Limpar paredes ou tetos mofados é se expôr ao bolor, logo, caso não tenha experiência com este tipo de coisa, melhor acionar um especialista.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!