7 misturas de limpeza que parecem inofensivas, mas são perigosas

Componentes químicos dos produtos reagem, criando gases perigosos que podem ser fatais.

Carol Peres | 25 de Abril de 2025 às 14:19

É indispensável ler o rótulo dos produtos. - Valeriy_G/iStock

Misturar produtos de limpeza é uma prática vista por muitos como inofensiva, mas na verdade é capaz de provocar o envenenamento por inalação de substâncias tóxicas. Quadros graves de intoxicação, parada cardiorrespiratória e acidente vascular cerebral (AVC) são alguns dos riscos associados a essa tentativa de potencializar a limpeza.

É fundamental seguir as instruções de cada produto para garantir uma limpeza segura para você e sua família. Portanto, entenda por que misturar itens de limpeza é perigoso, confira as misturas mais comuns que devem ser evitadas, sinais de alerta e dicas para assegurar uma higienização eficaz e livre de riscos.

Por que é perigoso misturar produtos de limpeza?

Os produtos de limpeza têm compostos que, ao serem misturados, dão início ao processo de reação que transforma uma substância em outra. Dessa forma, unir esses agentes muda suas características, de forma a diminuir a eficácia de tais produtos e favorecer a criação de combinações tóxícas que apresentam grande impacto na saúde das pessoas e dos animais. 

RELACIONADAS

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Pintar as unhas do pé de preto como Cristiano Ronaldo evita a micose? Saiba o que dizem os especialistas

Mel Maia passa por transição capilar e compartilha resultado; veja antes e depois

Em suma, manipular artigos de limpeza da forma incorreta não vai melhorar os resultados obtidos na higienização e ainda possui altos riscos à sua integridade física. Confira logo a seguir algumas das principais misturas e que você não deve fazer em casa.

Água sanitária + vinagre produz gás cloro

Muitas pessoas utilizam a mistura de água sanitária e vinagre para limpar suas casas. Contudo, a combinação gera uma reação química que origina o gás cloro. Sua inalação pode provocar danos irreparáveis ao pulmão, além de causar queimaduras na pele. 

Inclusive, a água sanitária é uma das substâncias mais perigosas e nunca deve ser misturada a outros produtos, segundo um estudo da Universidade Federal do ABC (UFABC) reproduzido pelo jornal O Tempo.

Água sanitária + álcool gera clorofórmio gasoso

Novamente, outra mistura popular entre pessoas responsáveis pela limpeza doméstica é a água sanitária e álcool. A combinação aparentemente inofensiva permite a criação do clorofórmio gasoso, um gás com alto poder de intoxicação e que recebeu alerta da Anvisa. Ele causa depressão do sistema nervoso, além de danificar o fígado, os rins e o sangue. 

Cloro + detergente libera cloramina

Os detergentes costumam possuir amônia, que reagem com o cloro para criar a cloramina. Assim, como nos casos anteriores, é um gás nocivo associado à irritação nas vias respiratórias, olhos, pele e até mesmo mal-estar, vômitos e dor de cabeça. 

Na sexta da semana anterior (18), Deusineide de Sousa, uma mulher de 63 anos, morreu após misturar cloro e detergente para lavar o banheiro. 

Outras misturas perigosas

É importante ressaltar que as autoridades recomendam seguir as orientações exatamente e não misturar artigos de limpeza nenhum. Logo, as seguintes combinações também devem ser evitadas, pois também ocasionam gases tóxicos.

Quais os sinais de intoxicação por produtos de limpeza?

Alguns sintomas indicam uma possível intoxicação por inalação de gases nocivos. Então, tenha atenção aos seguintes sinais:

Caso perceba alguma dessas manifestações físicas, interrompa o contato com a substância que pode estar te fazendo mal e vá para um local bem ventilado. As misturas também podem prejudicar a pele, provocando lesões e queimaduras.

Se constatar o envenenamento, chame o SAMU através do número 192 e confira nesta matéria aqui as principais orientações de primeiros socorros

Como limpar a casa com segurança

Siga as devidas instruções presentes no rótulo dos produtos, tanto de uso como de armazenamento. A professora do Instituto de Química da USP Ana Maria Costa Ferreira recomendou, em entrevista ao G1, que você use primeiro um produto, limpe com água ou um pano úmido, e depois o outro. Dessa forma, você resolve o problema de alguma sujeira insistente sem correr o risco de provocar reações químicas perigosas. 

"Não tem problema se você usar um, limpar com água ou um pano úmido e só depois usar o outro. “Mas tem que passar esse pano entre os dois, para ter certeza que não vai misturar".

Além disso, use luvas e sapatos e tome o devido cuidado com a ventilação do ambiente. Lembre-se também de prestar atenção aos sinais do seu corpo, e não hesite em buscar ajuda caso considere necessário. Afinal, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar!

Não deixe de compartilhar essa matéria com amigos e familiares, para alertar outras pessoas também sobre os perigos dessa prática tão comum. Salve este artigo para consultar sempre que tiver dúvidas sobre o uso de produtos de limpeza.

Compartilhe:
produtos de limpeza Como limpar a casa de forma segura Riscos de misturar produtos de limpeza Misturar produtos de limpeza

AS MAIS LIDAS

Como limpar a tela do celular sem arranhar ou danificar a tela

Aprenda como limpar a tela da TV sem causar arranhões

5 hábitos de limpeza que você sempre fez errado e não sabia

3 combinações de produtos de limpeza que você jamais deve fazer