Na cidade de Chongqing, no sudoeste da China, um lugar verdadeiramente inusitado tem chamado a atenção do mundo: um prédio de 19 andares que tem um metrô passando por dentro dele. Esse englobado arquitetônico tem viralizado nas redes sociais como um reflexo do desenvolvimento urbano do país e da inovação tecnológica.
A linha existe há 20 anos. O edifício, além de ser protagonista de fotos para mídias sociais, também abriga a estação Liziba da linha 2 do monotrilho da cidade.
Como aconteceram as construções
Estação Liziba, na cidade de Chongqing, na China. (Imagem: Julien Viry / iStock)
Embora pareça que o emblema arquitetônico tenha sido fruto de uma confusão, a história segue um caminho oposto. Tanto o projeto da estação para o monotrilho quanto o do edifício foram planejados juntos.
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Em meados dos anos 90, o engenheiro Ye Tianyi, responsável pela construção, enfrentou um grande desafio. O terreno havia sido comprado por uma empresa que planejava erguer um conjunto residencial.
Por outro lado, o mapeamento urbano de Chongqing apontava o local como ideal para a construção de uma estação, já que havia um declive alto à cerca de 30 metros dali, o que causaria um problema para a transferência dos trilhos para outro lugar.
Foi então que as negociações entre a construtora e a Chongqing Rail Transit Group começaram. A solução foi encontrada no ano de 1998: a construção de ambos os projetos no mesmo local. Para evitar transtornos aos futuros moradores, foi estabelecido um sistema de isolamento acústico.
Linha 2 do monotrilho de Chongqing, na China. (Imagem: Reprodução / TripAdvisor)
Ye Tianyi contou ao portal chinês CGTN sobre as dificuldades de finalizar o design da obra, que levou dois anos. "Ele é diferente de prédios industriais convencionais e de residenciais. Quando estávamos desenhando, por um lado, tínhamos que considerar [a técnica] de prédios civis. Por outro lado, como o prédio se liga com os trilhos como uma construção integrada, temos que considerar suas relações coordenadas", disse o engenheiro.
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A estação de Liziba entrou em funcionamento no ano de 2006 e está ativa até hoje. Ela engloba do sexto ao oitavo andar do prédio de 19 andares. O complexo é composto de tudo que uma estação comum teria: bilheteria, banheiros, máquinas de venda de alimentos e duas plataformas de viagem.
Uma combinação única, o local é reconhecido como patrimônio histórico da China. Veja o vídeo do monotrilho passando pela estação de Liziba: