Ama artesanato? Se sim, você já conhece o macramê. Inspire-se com nossas 15 ideias e aprenda a usar o macramê na decoração para sua casa!
Se você ama artesanato, é bem possível que já conheça o macramê. Esta técnica de artesanato milenar é um método de tecelagem manual feita com linhas grossas, barbante e linhas próprias para macramê, na qual os nós formam a trama principal. A popularidade do macramê ascendeu há alguns anos, especialmente com o uso de redes sociais voltadas para imagens como o Pinterest e o Instagram.
Uma das características que tornam o macramê tão popular é a sua praticidade: não é necessário ser extremamente habilidoso, ou mesmo muitos materiais para criar com essa técnica . Surpreendentemente, você pode fazer itens como corredores de mesa e chaveiros usando apenas as mãos e alguns suprimentos baratos.
O que é macramê?
Por definição, o macramê é uma técnica ou método de confecção onde vários nós são utilizados para criar a trama básica e todo o restante da peça. Cada nó pode ser criado com as mãos e não há outras ferramentas necessárias além de um anel de montagem para manter as linhas no lugar enquanto você trabalha.
Para que um projeto seja considerado macramê, ele deve incorporar pelo menos um nó macramê. Na maioria dos casos, os projetos de macramê são agrupados com vários nós. Em alguns casos, você pode ter elementos macramê unidos com outras técnicas, como tecelagem ou tricô.
Como fazer macramê
Se você quiser usar macramê na decoração, pode optar por fazer você mesmo, o famoso DIY, ou comprar algo em uma loja de artigos para casa ou em uma loja de artesanato. Se você quiser fazer por conta própria, comece com um projeto simples para evitar se sobrecarregar e desistir antes de terminar. Dominar os nós básicos é uma etapa essencial que o ajudará a descobrir mais facilmente técnicas de nós mais complexas no futuro.
A confecção de macramê pode ser realizada com os mais diversos materiais, desde barbante, linhas para crochê e até linhas próprias para a confecção. Como o macramê pode ser feito sem o auxílio de agulhas, como o tricô, ou de bastidores, como o bordado, você pode se preocupar em ter apenas as linhas em casa.
Para seu primeiro projeto, tente usar itens que você já possui antes de comprar um estoque inteiro de suprimentos de macramê. Você vai querer ter certeza de que gosta deste hobby antes de investir muito dinheiro.
Existem dezenas de nós de macramê que você pode aprender, e esses nós podem ser simples ou elaborados. Os nós mais essenciais para fazer peças com esta técnica são o nó duplo e o ponto festonê. O nó duplo é feito com três fios, sendo um esticado e os outros dois vão sendo trançados em torno dele, tal qual em uma trança de cabelo. Já o ponto festonê é o que forma um nó lateral com dois fios, em que um é esticado e o outro é entrelaçado nele.
O recomendável é começar com um desses nós e ir praticando até que eles se tornem fáceis para você. Se você quiser aprender como fazer qualquer um desses nós, verifique este tutorial completo para iniciantes abaixo:
Como usar macramê na decoração
Existem muitas formas diferentes de usar macramê na decoração, especialmente porque depois de se acostumar a dar nós, você será capaz de criar seus próprios padrões e produzir tramas genuinamente únicas.
Algumas das sugestões para o uso de macramê em casa são:
- Suportes para plantas na parede
- Caminhos de mesa
- Jogo de sousplat
- Cadeiras suspensas
- Hangers decorativos
- Mantas para sofá
- Franja em outros materiais, como redes