Confira aqui como organizar a faxina e, assim, deixar todos os cômodos de sua casa sempre limpos e em ordem.
Manter a casa arrumada é muito fácil. A palavra mágica é organização. Quem planeja as tarefas diárias, semanais e ocasionais – e cumpre esse planejamento com disciplina – poupa tempo e energia. Confira a seguir como organizar a faxina e, assim, deixar todos os cômodos de sua casa sempre limpos e em ordem.
Como organizar a faxina
Leia também: Conheça 6 produtos de limpeza caseiro naturais
Antes de dar início à faxina, é importante certificar-se de que todos os produtos e aparelhos de limpeza estejam disponíveis. Não há necessidade de produtos químicos especiais para a limpeza, nem mesmo para a faxina geral. Basta um produto para limpeza geral, vinagre, limão e um ou outro lustra-móveis aqui citado.
Planeje bastante tempo para a faxina. Como você pode suar ou eventualmente se sujar durante a faxina, é melhor usar roupas velhas e confortáveis. Além disso, é recomendável o uso de sapatos antiderrapantes e luvas e, dependendo do trabalho, óculos protetores.
Para uma faxina planejada, deve-se ter em mente estas três regras: de cima para baixo, de trás para a frente e materiais iguais de uma só vez. Ou seja, comece pelas teias de aranha no teto, depois tire o pó, limpe as prateleiras e estantes, depois madeira, vidro e assim por diante. Por fim, limpe o chão. Trabalhe sempre do canto mais extremo em direção à porta. Destros limpam melhor da direita para a esquerda, e canhotos, da esquerda para a direita.
Limpeza diária
Em geral, as tarefas diárias podem ser liquidadas num piscar de olhos. Além do mais, é mais fácil manter limpa uma casa organizada. Acostume-se a arrumar roupas, sapatos, brinquedos, jornais etc. diariamente. Dessa forma, você evita que todas as tarefas se acumulem e tenham de ser realizadas em um só dia. Além disso, sacuda bem os lençóis e ventile bastante o quarto para evitar a umidade.
No banheiro, enxágue bem a pia após escovar os dentes de manhã e enxugue com pano para evitar o acúmulo de poeira. Por fim, na cozinha, limpe a superfície de trabalho na cozinha uma vez por dia para evitar o acúmulo de sujeira.
Faxina semanal
Se a limpeza semanal também for cumprida, o trabalho da grande faxina anual será menor. Para facilitar, siga a lista de afazeres abaixo:
- Tire o pó, passe o aspirador e limpe o chão de todos os cômodos com pano úmido.
- Limpe bem o banheiro: pia, chuveiro e/ou banheira e vaso sanitário. Limpe o piso e os azulejos que entram em contato com água.
- Limpe os espelhos.
- Passe um pano na geladeira e limpe bem o fogão e a pia.
- Ponha o lixo para fora (no verão com mais frequência).
- Se você faz coleta seletiva de lixo, leve-o aos locais de coleta sempre que puder.
- Troque e lave panos de prato e de chão, tapete do banheiro etc.
- Varra a varanda e o terraço.
Limpeza ocasional
Leia também: 6 receitas de pastas de limpeza para fazer em casa
Para não perder de vista aquelas tarefas que só precisam ser cumpridas de vez em quando, é recomendável fazer um planejamento de faxina. Assim, é possível se lembrar de tudo e nenhuma área deixa de ser limpa.
- Limpar as janelas.
- Lavar as cortinas.
- Limpar as portas e maçanetas.
- Limpar os enfeites.
- Lustrar os móveis de madeira.
- Passar pano nos armários da cozinha.
- Checar a manutenção e limpar os aparelhos eletrodomésticos.
- Limpar as luminárias.
- Limpar os tapetes e carpetes.
- Tirar o pó das paredes.
- Lavar os utensílios de limpeza.
Faxina geral
Quando você for dar aquela faxina geral, limpe um cômodo por dia, como o quarto, por exemplo, e no dia seguinte o banheiro, e assim por diante.
Não esqueça de empurrar os móveis e limpe os cantos esquecidos. Arrume o armário, separando roupas que há muito não são usadas. Limpe cômodos de armazenamento de objetos e móveis velhos e jogue fora o que não usa mais.
Verifique a data de vencimento dos alimentos congelados e jogue fora os que estiverem fora da validade. Em seguida, descongele e limpe a geladeira. Verifique a data de vencimento de outros alimentos guardados e descarte o que estiver com a validade vencida.
Confira também: 5 truques para fazer uma faxina inteligente