Pesquisa do Quinto Andar aponta que, além de 3 dormitórios, a casa ideal do brasileiro precisa ter uma piscina.
Você saberia descrever como é a sua casa dos sonhos? Talvez, um espaçoso apartamento moderno, ou mesmo um casarão com sobrado português. Se você é brasileiro, provavelmente a sua casa ideal está longe de ser uma dessas. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Quinto Andar e realizada pela Offerwise, para a população brasileira, a casa dos sonhos consiste em: 3 domitórios, 2 banheiros, sala, cozinha, área de serviço, escritório e um espaço de lazer, como quintal, piscina ou churrasqueira.
Confira também: Como fazer um bom churrasco sem abrir mão da economia
Enfrentador de grandes "perrengues" e amante das festividades, o povo brasileiro prioriza a segurança e o lazer acima do luxo, é o que apontaram os dados de mais de 1.500 entrevistados para a pesquisa. Porém, os relatos também mostraram que, na maioria dos casos, o grande impeditivo de ter a casa dos sonhos é a questão financeira.
Como é a casa dos sonhos brasileira?
O estudo, divulgado pelo Quinto Andar em fevereiro de 2023, mostrou que para 67% dos brasileiros, o imóvel ideal é uma casa. Para outros 21%, a casa dos sonhos seria, idealmente, um apartamento. Quanto ao restante, 11% afirmaram que gostariam de morar em um sítio ou chácara e 1% sonha com um studio/kitnet.
No que diz respeito às comodidades da casa dos sonhos, os brasileiros admitiram preferir lugares espaçosos. Dos entrevistados, 45% desejam u imóvel com 3 dormitórios, que também englobe, uma suíte, 2 banheiros, um escritório, cozinha, sala e área de serviço.
Atualmente, 45% dos entrevistados - os mesmos que querem uma casa com 3 dormitórios - moram em imóveis de apenas 2 quartos. Mais de 80% dos entrevistados não possuem espaços de lazer nem de trabalho em suas moradias.
Dessa forma, não é difícil contestar que cerca de 70% dos participantes afirmaram sonhar com uma piscina em sua moradia. Além disso, o lar ideal também inclui churrasqueira, varanda, espaço pet, quintal, academia e 2 vagas de estacionamento.
Leia também: 9 erros que você deve evitar na decoração da sua sala
O valor do imóvel ideal também se mantém realista, cerca de 17% concordam que o sonho não irá custar mais do que 300 mil reais, enquanto outros 16% definem o valor abaixo de 200 mil reais. Apenas 7% dos entrevistados estabeleceram um valor maior do que 1 milhão de reais para comprar sua casa dos sonhos.
Mais da metade dos brasileiros da pesquisa sonham em morar no seu lar ideal em até 5 anos, já que muitos ainda estão longe deste pedestal.
O que impede os brasileiros de se mudarem para a casa dos sonhos?
Atualmente, a falta de recursos financeiros, para mais de 60% dos entrevistados, é o principal motivo para apenas sonhar com a casa ideal. A questão financeira é discrepante quando comparada com as outras razões dadas para não estarem na casa dos sonhos:
- Encontrar um imóvel do jeito que eu quero (10%)
- Ter um emprego que me permita fazer home office / Morar onde eu quiser (8%)
- Ter uma rotina mais calma (4%)
- Mudar de emprego (4%)
- Me aposentar (3%)
- Ter meus familiares mais próximos de onde quero morar (3%)
- Excesso de burocracias (3%)
- Minha família aceitar mudar comigo (1%)
Como é, de fato, a casa do brasileiro hoje?
Além das perspectivas sobre a casa dos sonhos, a pesquisa também comparou as principais características das moradias atuais da população: 77% dos entrevistados moram em casa, enquanto outros 22% residem em apartamentos.
Do total de entrevistados, 45% possuem apenas 2 dormitórios, 65% contam com apenas 1 banheiro e 81% possuem área de serviço.