Saiba algumas dicas de como desinfetar sua esponja de lavar louça de forma eficaz e evitar problemas de saúde para a sua família.
Thyago Soares | 13 de Maio de 2025 às 12:32
Ela parece inofensiva e está sempre ali, ao lado da pia, pronta para ajudar na limpeza da louça e fazendo parte do cotidiano de quase todo o mundo. Mas a verdade é que a esponja de lavar pratos pode ser uma grande vilã da higiene doméstica.
Por mais que pareça limpa após o enxágue, esse item acumula um número alarmante de bactérias, fungos e microrganismos que podem colocar a saúde em risco. Contudo, há uma série de cuidados e boas práticas que possibilitam que você possa desinfetar a sua esponja de forma correta.
Por ter uma estrutura cheia de poros, a esponja de lavar louça acaba acumulando restos de comida e permanecendo úmida, o que favorece o crescimento de microorganismos como Salmonella e E. coli.
Se não for desinfetada com regularidade, ela pode abrigar mais bactérias do que o próprio vaso sanitário. E como é manuseada diversas vezes ao dia, esses germes podem se transferir com facilidade para pratos, talheres e outros itens de cozinha. Abaixo, vamos te dar algumas dicas para evitar problemas com esponjas abaixo:
A boa prática começa com a frequência, viu? O ideal é desinfetar a esponja todos os dias e trocá-la por uma nova, no máximo, a cada semana. Veja os métodos mais eficazes:
Através dessas dicas você pode fazer com que a sua esponja de lavar louça não represente riscos para a saúde da sua família. Incluir o hábito de desinfetar esse utensílio diariamente é uma forma simples e eficaz de proteger sua saúde e manter a limpeza da casa em dia.
7 misturas de limpeza que parecem inofensivas, mas são perigosas
Páscoa sem estresse: dicas para organizar um almoço especial com pouco tempo e dinheiro
Renove seu lar para 2025: Dicas de Feng Shui para atrair boas energias no Ano Novo
Fluorescente ou Lâmpada LED, o que gasta mais energia?