A neuroarquitetura é uma ciência que tem como intuito montar ambientes que causem sensações boas nas pessoas que os frequentam. Confira!
Yulli Dias | 9 de Novembro de 2020 às 17:00
A neuroarquitetura é responsável por entender como os ambientes que frequentamos podem influenciar no nosso comportamento, tanto de maneira positiva quanto negativa.
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O intuito da neuroarquitetura é projetar ambientes que sejam capazes de proporcionar bem-estar às pessoas que os frequentam. Em casa, por exemplo, salas e quartos podem ser criados para reduzir a ansiedade, enquanto salas de aulas podem ser projetadas para que os alunos tenham mais interesses nas matérias.
A neuroarquitetura é um método de projeto utilizado em diversos ambientes e que tem como principal objetivo entender como o meio em que estamos inseridos pode afetar/transformar a nossa química cerebral. Dessa forma, modificaríamos os nossos comportamentos, pensamentos e emoções quando dentro de determinados ambientes.
Com base em estudos, análises e testes que vem sendo feitos há mais de 60 anos, principalmente para entender a mente humana e como funcionam os estímulos, um dos mais importantes princípios da neuroarquitetura é que os locais estimulem uma sensação de bem-estar.
Para que esse método seja completo, os estudos são feitos em grupos interdisciplinares, onde neurocientistas, arquitetos, e outros especialistas trabalham lado a lado para chegar à conclusões satisfatórias.
São muitos os benefícios que a neuroarquitetura traz às pessoas. Ela pode ser utilizada em diferentes locais que tenham expectativas diferentes, como:
Tudo isso pode ser modificado levando em consideração as cores do ambientes, móveis e quais decorações vão ser inseridos dentro deles.
Para que o método funcione 100%, é preciso pensar muito bem na hora de montar um ambiente corporativo que seja capaz de estimular a produtividade e, ao mesmo tempo, trazer conforto. Para essa análise específica, alguns pontos devem ser levados em consideração como, por exemplo:
Em estudos mais aprofundados sobre neurociência, é possível entender que cada um desses pontos citados acima conseguem estimular uma ação, pensamento ou emoção dentro do cérebro. Muitas empresas, inclusive, utilizam do neuromarketing na hora de montar suas campanhas e escolher os elementos que vão ser utilizados para tocar seu público.