Alguns eletrodomésticos devem ter tomadas exclusivas para evitar sofrerem danos, como os cooktops.
O uso de extensões para ligar aparelhos eletrônicos é algo bastante comum, contudo, há alguns eletrodomésticos que você não deve ligar em extensão a fim de evitar problemas como curto-circuitos. Aparelhos como cooktops, por exemplo, são um bom exemplo de aparelhos que exigem uma alta carga e devem ser conectados diretamente na tomada.
Apesar do uso de extensões ser uma solução inteligente para que você possa aproveitar o espaço da sua casa, esse hábito também pode representar um verdadeiro risco. Quando há múltiplos aparelhos conectados à uma única fonte de energia, há a possibilidade de danificar a vida útil dos eletrodomésticos e causar uma sobrecarga na fonte energética, o que que pode gerar curto-circuito e em casos mais graves, incêndio. Veja a seguir quais eletrodomésticos nunca devem ser ligados em extensão!
1. Air Fryer
A air fryer conquistou espaço nas cozinhas por sua praticidade, contudo, devido ao seu tamanho compacto, muitas vezes é posicionada perto de outros eletrodomésticos. A falta de uma tomada exclusiva leva algumas pessoas a conectá-la em extensões, o que pode comprometer o funcionamento do aparelho.
2. Micro-ondas
Esse eletrodoméstico é outro que exige conexão direta à tomada porque assim como a air fryer, ele demanda uma quantidade significativa de energia a fim de evitar danos ao equipamento ou até mesmo riscos de ocorrer sobrecarga elétrica. Por ser um eletrodoméstico grande e difícil de deslocar, é fundamental considerar sua posição ao planejar a cozinha, garantindo que ele tenha acesso a uma tomada exclusiva.
3. Geladeira
As geladeiras costumam consumir menos energia do que aparelhos como air fryers e micro-ondas, contudo, elas precisam estar conectadas de forma contínua para manter os alimentos refrigerados. Por isso, é essencial que a geladeira fique ligada diretamente em uma tomada exclusiva e garantir que o seu funcionamento não será comprometido.
4. Máquina de lavar
As máquinas de lavar roupa podem exigir cargas diferentes de energia de acordo com os seus ciclos de lavagem. Apesar dessa variação, utilizar extensões para conectar o aparelho pode ser perigoso e por isso, é fundamental ligar a lavadora diretamente em uma tomada específica.