Na economia doméstica, preservar é um mantra. Guarde os potes sempre secos e em locais arejados para que o cheiro não fique no interior do utensílio.
Para economia doméstica, certamente, potes que conservam comida são muito práticos. Entretanto, entre as diversas vantagens, há uma desvantagem bem incômoda: com o tempo, eles passam a ficar impregnados com o cheiro de comida.
Isso acontece, eventualmente, porque o plástico pode concentrar um grande número de bactérias com o tempo. A sua superfície porosa contribui para esse acúmulo, o que não acontece em utensílios de vidro, por exemplo.
Portanto, para não precisar comprar novos utensílios, reunimos algumas dicas que podem ajudar a aniquilar o mau cheiro dos seus potes.
1. Faça uma solução com chá de mostarda
O cheiro de picles, sobretudo, pode ser bem difícil de retirar. Para resolver esse problema, prepare uma solução com 1 colher de chá de mostarda e 1 litro de água. Encha o utensílio com a solução e deixe de molho durante a noite ou por 8 horas.
2. Coloque folhas de jornal amassadas dentro dele
Preencha todo o pote com jornal e deixe fechado por 8 horas. O jornal amassado que já nos serve para secar calçados. Depois, lave com detergente.
3. Prepare uma pasta com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é utilizado principalmente para neutralizar substâncias ácidas. Com essa capacidade, é muito utilizado na limpeza da casa, e também pode ser empregado no reaproveitamento de potes de plástico. Antes de tudo, prepare uma pasta com o versátil bicarbonato de sódio e água para passar em toda a superfície interna e deixar de repouso por algumas horas.
4. Água morna e um pouco de sabão
Faça uma mistura de 1 colher (sopa) bicarbonato de sódio com água morna e um pouco de sabão. Deixe a mistura no pote de um dia para o outro. Pela manhã, retire a água e lave-o como de costume..
5. Borra de café
Outro uso inusitado do café é que ele serve também para retirar cheiro de potes plásticos. Coloque borra de café, úmida ou seca, dentro dos potes e feche-os. Deixe algumas horas e depois lave.
6. Água fria e vinagre
Deixe por algumas horas o pote com água fria e um pouco de vinagre dentro dos potes. O vinagre é surpreendentemente útil em várias tarefas da casa e pode ajudar você com suas roupas e limpeza em geral.
7. Use limão no lugar da esponja
Corte um limão ao meio e lave o utensílio plástico com ele. O limão é capaz de retirar odores fortes, pois contém uma alta concentração de ácidos cítricos, capazes de eliminar as bactérias existentes nos potes de plástico.
8. Guarde os potes abertos
Depois de lavar os potes, não os guarde fechados. Se puder, deixe os potes expostos à luz do sol para evitar que fiquem com cheiro de comida.
ζ
Além das dicas acima, é possível também preservar seus potes, afinal, com alguns cuidados diários. Lave sempre após o uso com detergente e esponja limpas. Se você estiver no trabalho, preste atenção: as esponjas das copas podem conter milhões de tipos diferentes de bactérias!
Enfim, guarde os potes sempre secos e em locais arejados para que o cheiro não fique impregnado no interior do utensílio. Separe diferentes tipos de comida e reserve potes para alimentos específicos, isto é, cebola e alho, que costumam deixar odores fortes.
E não se esqueça:
Apesar de todos os cuidados para maximizar o uso, você terá que trocá-los daqui a algum tempo, pois o plástico libera toxinas com o uso, principalmente durante o aquecimento em micro-ondas.